Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Cultura Italiana Eu aprendi que as pessoas andavam de carroças, eu gostaria de andar também, porque deve ser muito bom. As casas eram feitas de pedras e eram bem grandes, porque tinha bastante gente morando nelas. É muito bom aprender desta forma.
Sabrina Maran | aluno(a)
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa se fez através de questionário elaborado pela professora e alunos a partir da boa pergunta, o mesmo foi enviado para as casas dos alunos, com a finalidade de descobrir sua origem. Dessa forma se pode envolver todas as famílias, valorizando sua cultura.

Objetivos

Resgatar costumes e valores da cultura italiana, através da participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, funcionários e direção da escola , família, avós, idosos da comunidade, secretária de educação de Muliterno e Sicredi.

Articulação com o currículo

Linguagens: Leitura, sistematização, expressão oral e corporal, linguagem verbal.
Ciências Humanas: História da colonização, transformações sociais, meios de transporte, relevo, clima, habitação, vestuário.
Ciências da Natureza: Alimentação, saúde.
Matemática: Elaboração e compreensão de gráficos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O tema escolhido partiu da curiosidade da turma em querer saber mais sobre a origem de seus antepassados, como eram as roupas, a alimentação, o trabalho e os costumes dos imigrantes italianos quando chegaram em nosso país.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon

Diretor
Cleciane Pelissaro Barilli

Turma
1º e 2º ano

Número de alunos
9

Educadores
Claudete Ferri Maran

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Muliterno

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MULITERNO

Assessoria Pedagógica
Jaíne de Lima Piva - IDEAU- Getúlio Vargas/RS
Através do projeto se pode resgatar um pouco da história da família dos alunos, identificando e resgatando suas origens, história de nonos e nonas. Ao mesmo tempo, estimulando a expressão, a linguagem escrita, o conhecimento de valores, a valorização de seus antepassados, para que os alunos tenham consciência de que a contribuição dos imigrantes é responsável pela riqueza de nossa cultura. Além de valorizar o trabalho da escola x familia x comunidade.
Claudete Ferri Maran | Professor(a)