O Brincar como ferramenta Educativa e Cultural
“ No começo do Projeto no espaço atrás da escola tinha muito mato, folhas, bichos mortos, pedaços de tijolos, pedras, restos de brinquedos, então todos os alunos e alguns pais e funcionários fizeram um mutirão para a limpeza deste local e após alguns dias ficou tudo limpinho, colorido e muito bonito, foi feito um cercado de pneus, colocaram areia, britas e por último os brinquedos. A nossa pracinha está ficando cada dia mais bonita.
Maria Eduarda Mundt Zuliani - 3 ano | aluno(a)
Expedição Investigativa
Realizou-se uma caminhada de observação no pátio da escola para visualizar como se encontra o ambiente em que ela está inserida. Após a observação, os alunos retornaram à sala de aula para relatar o que lhes chamou a atenção, em seguida registraram, através do desenho e da escrita, o que viram e como gostariam que esse ambiente se tornasse.
Objetivos
Oportunizar aos educandos um ambiente prazeroso e educativo, através de melhorias do espaço escolar.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade onde a escola está inserida, alunos, pais e professores e apoiadores.
Articulação com o currículo
Ciências (Higiene e Meio Ambiente):
Ação: Mutirão de limpeza
Ciências (Partes das Plantas - Alimentação - Higiene Alimentar - Utilidade das Plantas);
Produção Gráfica (Desenhos, palavras, textos);
Histórias Matemáticas (interpretação e Resolução); Ler, Interpretar, e criar Gráficos e Tabelas a partir de dados coletados;
Localização espacial Folclore (Receitas, Chás, períodos de plantio).
Ação: Cultivo de Plantas ao redor da escola.
Artes (cor, formas, espaço);
Português (Produção textual).
Ação: Pinturas Artísticas de muro e parede pintura de pneus.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A partir de conversação com a turma, constatou-se a necessidade de melhorias no espaço observado, entre elas, foi unânime a importância de construir uma pracinha de brinquedos para todos os alunos da escola, embelezamento com plantio de flores, hortaliças e chás.