COLCHA DE RETALHOS
“ O projeto está mudando a minha vida, estou aprendendo muitas coisas como: viver em união, solidariedade, amizade e amor. E que a escola é um lugar que aprendemos e ensinamos.
Thaís Heliza Bandeira Menegaes - 4 ano | aluno(a)
Expedição Investigativa
Através da pergunta exploratória: “Como você percebe/vê a escola? “Os alunos realizaram um passeio ao entorno da escola, registrando com fotos e escrita suas percepções quanto ao espaço e função social, bem como, sobre o respeito que temos que ter e entendendo a importância de se perceber pertencente a esta comunidade. Também foi enviado aos pais uma entrevista para que pudessem responder questões relacionadas ao ambiente escolar e a educação dos filhos.
Objetivos
Compreender junto às famílias e alunos a importância da Escola, sua função e a vida em sociedade, além de sensibilizar os alunos para os valores de convivência saudável, desenvolvendo assim uma escola com mais sentido para a vida.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade é formada por alunos, professores, funcionários, comissões de pais e apoiadores financeiros que ajudam no desenvolvimento das ações realizadas na escola.
Articulação com o currículo
- Confecção de trabalhos manuais (fuxicos);
- Palestras;
- Oficina com os pais – familiares;
- Construção de gráficos;
- Textos coletivos
- Conversas, debates, pesquisas e entrevistas;
- Conversas, debates, pesquisas e entrevistas
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os alunos após a expedição investigativa, reuniram-se na sala de aula, para a leitura de seus relatos e entrevistas dos pais, ficando evidente que eles gostam muito de estar na escola, se preocupam com o espaço (cuidados e manutenção) e entendem o ambiente escolar como oportunidade de crescimento pessoal e profissional.