Lixo é só o começo.
“ Me sinto muito bem, porque nós estamos ajudando o ambiente ficar mais limpo, mas eu espero que as pessoas não joguem os lixos no chão, porque se elas jogarem o nosso ambiente vai ficar muito sujo. Aprendemos o que podemos reciclar e o que não podemos reciclar.
Betina Berger Lago - 4 ano | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição Investigativa aconteceu na escola e no entorno da mesma, tínhamos a seguinte pergunta de indagação: Observe a realidade: “Como esta realidade pode ser mudada?”.
Na volta para escola foi indagado novamente: O que mais chamou a sua atenção na realidade observada, por que? Diante disso foi solicitado para que eles realizassem um desenho e um texto ilustrando, ficando evidente que o lixo e o seu destino era a maior preocupação deles no momento.
Objetivos
Conscientizar os alunos que muitos materiais causam danos no solo, nos rios e consequentemente aos seres vivos e que muitos destes materiais podem e devem ser reaproveitados.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores, monitores, motoristas, apoiadores, merendeiras e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Meio Ambiente Composteira - Lixeiras; Coletas seletivas; Confecção da papeleira.
Formação Pessoal e Social - Criação dos agentes do lixo.
Linguagem, Artes e Matemática - Textos; Leituras; Palestras;Confecção de papel machê; Cálculos envolvendo as quatro operações; Leitura e interpretação de gráficos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar para a escola nos reunimos para um processo assemblear, onde cada um relatou a sua percepção do ambiente observado, através de desenhos, relatos e fotografias, onde ficou evidenciada a preocupação com o acúmulo do lixo.