Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecendo as Origens Através da Leitura
Expedição Investigativa

Os alunos partiram da escola e percorreram o trajeto acompanhados pelos professores. Foram bem recebidos pela comunidade. Foram feitas perguntas como: Qual o significado do seu nome? Por que você possui esse nome? Qual a sua clã (marca)?

Objetivos

Reconhecer as origens da comunidade indígena através da leitura e escrita, visando uma maior aprendizagem da mesma.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, diretora, família, colaboradores, comunidade, Sicredi.

Articulação com o currículo

Linguagens: Escrita, leitura, interpretação, expressão oral e corporal, reconhecer letras, formar frases.
Ciências Humanas: Tempo, espaço, socialização.
Matemática: Situações problemas
Artes: Desenho

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema se deu através da percepção que os professores e os próprios alunos tiveram da dificuldade em escrever as respostas das entrevistas. Por isso todos decidiram trabalhar de forma globalizada a cultura indígena e a leitura.

Ficha Técnica
Escola
E. E. I. de E. Fundamental Retánh Leopoldino

Turma
1º ao 5º ano

Número de alunos
40

Educadores
Todos

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Muliterno

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MULITERNO

Assessoria Pedagógica
Jaíne de Lima Piva - IDEAU - Getúlio Vargas/RS
A Expedição Investigativa foi realizada atravez de visita aos pais, na qual os alunos questionavam sobre a origem do seu nome. Durante a visita os alunos observaram que a comunidade ainda precisa melhorar um pouco mais em relação ao lixo para preservar o Meio Ambiente. Foi importante pois os alunos conheceram melhor a realidade da comunidade.
Zacarias Sales | Professor(a)