Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

NOVO DE NOVO Estamos trabalhando sobre o lixo, o que devemos fazer com ele e o que podemos reutilizar, bem assim: Novo de Novo.
Raquel Rodrigues Ferreira - 4 ano | aluno(a)
Expedição Investigativa

Tudo o que descartamos é lixo? O que podemos fazer para melhorar o ambiente em que vivemos?
Após lançar as perguntas exploratórias, os alunos saíram para a exploração do território em torno da escola com coletes de TNT para acender o espírito investigativo, utilizando-se de máquinas fotográficas para observar o que poderiam fazer em prol do ambiente em que vivem, ou seja, sua comunidade. Juntamente com as professoras e colegas realizando a expedição investigativa.

Objetivos

Apresentar e discutir a importância sócio-ambiental da coleta seletiva, estimulando novas atitudes e hábitos nas crianças e, com isso, sensibilizar a comunidade em geral sobre a responsabilidade que temos com a geração e o destino do lixo que produzimos. Dessa maneira, estaremos preparando cidadãos responsáveis com o meio em que vivem.

Comunidade de Aprendizagem

Secretaria Municipal da Saúde, professores, famílias, funcionários da escola, Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (através de palestra sobre os cuidados e destino adequado do lixo).

Articulação com o currículo

* Português e Ciências: Leituras de diferentes gêneros textuais, interpretação, tipo de materiais recicláveis, produtos e gases que liberam na sua decomposição. Danos ao meio ambiente com os aterros sanitários.

* Matemática: Noções de grandezas, medidas e quantidades.

* História e geografia: Pesquisa do lixo na antiguidade.

* Artes: Reutilização e criação com o lixo.

* Língua portuguesa, Artes, Educação Física: Confecção de faixas com frases de conscientização oriundas das pesquisas realizadas ao longo do ano.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Na sequência da expedição investigativa, as turmas foram reunidas e os alunos identificaram muitos focos de lixo encontrados na comunidade. Eles perceberam, então, que seria este o grande objetivo do projeto de nossa escola: conscientizar a comunidade quanto ao destino correto do lixo produzido. Dessa forma, haverá a manutenção da limpeza das ruas e diminuição do risco de proliferação de doenças.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves

Turma
1 ao 5 ano

Número de alunos
24

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Faxinal do Soturno

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FAXINAL DO SOTURNO

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Os alunos estão muito envolvidos com as ações do nosso projeto. Além de textos, pesquisas, construímos com sucatas e também discutimos sobre como conscientizar a nossa comunidade.
Jussane Coradini | Professor(a)