De onde vem a água e para onde ela vai
“ "Está sendo muito legal participar do projeto. Na expedição investigativa, conheci as nascentes e vi como a água brota da terra. Compreendi a importância de se preservar o meio ambiente."
Gustavo – 3º ano B | aluno(a)
Expedição Investigativa
Foi realizada uma visita à área rural, conhecida como Área do Burrinho onde se encontra uma nascente de água do município, sob a administração do SAAE. A expedição envolveu as 5 salas dos 3ºs anos, momento em que os alunos observaram a nascente e o ambiente nos arredores. Complementando a expedição, os alunos assistiram ao filme O Lórax em Busca da Trúfula Perdida.
Objetivos
Dar oportunidade aos alunos para que conheçam o lugar de onde vem a água, seu fluxo natural e os mecanismos de tratamento até chegar em suas casas e como eles podem contribuir com o meio ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Visita ao prefeito, momento em que os alunos conversaram sobre a água no município. Participação de um especialista e assessor em meio ambiente, para conversar com os alunos sobre questões que o país enfrenta acerca da água e outros recursos naturais. Participação do funcionário Reinaldo Santana, coordenando a visita à nascente e orientando, com informações relevantes, as cinco turmas de alunos. Visita ao SAAE e orientação da captação de água para a reutilização.
Articulação com o currículo
Matemática – unidade de medida, percurso, localização e porcentagem;
Português – Oralidade, produção textual, textos informativos, carta e interpretação de texto;
Ciências – água, terrário, filtração, captação e reutilização;
História – evolução histórica das nascentes no município;
Geografia – localização das nascentes, distribuição da água;
Arte – confecção de cartazes, painel, panfletos informativos e maquete.