Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Chega de Dengue. Conhecer para combater. "Aprendemos que não podemos deixar água acumulada em vasilhas, tampinhas, não deixar garrafas e lixos destampados. Deixar o quintal de nossas casas sempre limpos para que o mosquito da dengue não se procrie."
Vitor Queixaba | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição aconteceu na escola. A professora com o auxílio de funcionários simulou que o quintal da escola estava abandonado e para isso espalhou garrafas, copinhos, sacos plásticos e outros objetos por vários os lugares. A professora conversava com as crianças despertando-lhes para o conceito de ações inadequadas e como fazer o certo na escola e em casa, no dia-a-dia das crianças.

Objetivos

Conscientizar as crianças e famílias sobre as ações de combate à dengue e maneiras de colocá-las em prática no dia-a-dia, principalmente em casa.

Comunidade de Aprendizagem

A professora, junto aos funcionários do Cemei preparou a simulação do quintal abandonado, e ela própria desenvolveu conversas sobre as ações de se combater a dengue. Durante o desenvolvimento do projeto, a professora trazia diferentes jornais da cidade e região para informar as crianças as noticias da nossa cidade e região.

Articulação com o currículo

Linguagem oral e escrita: Incentivo à habilidade de observar e oportunidade das crianças falarem sobre a investigação. Produção coletiva de texto.
Matemática - Formas, classificação, tamanho dos diversos materiais.
Ciências: Oficina de fabricação do repelente caseiro: álcool, cravo da índia e óleo de amêndoas.
Arte: Confecção de um mosquito-boneco da Dengue utilizando-se de garrafa pet e vídeo sobre o combate à Dengue.
História-Geografia: Leitura de diversos jornais informando sobre as regiões afetadas, o contexto histórico.


Ficha Técnica
Escola
CEMEI Maria Stella de Carvalho Lacombe

Diretor
Silvia Helena Prado Savério Jordão

Turma
Pré I - D

Número de alunos
19

Educadores
Eliane Casiano Geraldino Souza

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

Assessoria Pedagógica
Sérgio Paixão e Márcia de Mello
"Durante o projeto, procurei despertar nas crianças a conscientização e a preservação do meio em que vivemos. E adotar essas práticas como parte de suas vidas, no dia-a-dia. Observei que as crianças entenderam a importância de colocar a prática no dia-a-dia e se formarão com esse conceito construído desde a infância."
Eliane Casiano Geraldino Souza | Professor(a)