Borboletinha tá na cozinha
“ "O Victor está cuidando muito bem da Belinha, me ensinou a cantar a musiquinha, levou a Belinha para passear na casa da madrinha, brincou de tinta com a Belinha e foi muito bom a Belinha aqui em casa e ele aprendeu a cuidar dela e não queria que ela fosse embora para a escola."
MARCOS PAULO BERTONI DIAS | responsável
Expedição Investigativa
A partir da leitura de uma história para as crianças, surgiu o interesse das crianças pela borboleta, A professora iniciou a investigação procurando por borboletas e lagartas, no próprio quintal da escola. Escolheu uma lagarta e os alunos alimentaram-na e acompanharam, dia-a-dia, a formação do casulo até a sua eclosão. Nesta data marcante, os alunos assistiram à soltura, momento em que a borboleta voou para a natureza.
Objetivos
Entender a metamorfose por que passa a borboleta e compreender a sua importância na natureza
Comunidade de Aprendizagem
Envolvimento da família em pesquisas sobre o assunto e participação da confecção de materiais - costura, pintura, colagem dos elementos que compõem o álbum de investigação.
Eleição da mascote - Borboletinha Belinha e participação da família nas atividades de casa com a mascote.
Articulação com o currículo
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Leitura de histórias, conversa sobre o assunto, pesquisas com a família e produção coletiva de texto.
MATEMÁTICA: Noção de tempo: acompanhamento dos dias do processo de metamorfose.
NATUREZA E SOCIEDADE: As diferentes fases da lagarta e borboleta.
ARTES: Construção do álbum de investigação sobre a borboleta, oficina de confecção dos elementos: borboleta, lagarta, plantas, interpretação musical sobre o tema.