Como é bom ter um cachorro...
“ "Pietra ficou muito emocionada de levar a mascote Mel para casa, no final de semana. Ela brincou como se fosse um amiguinho, levou-o para dormir e chegou até a levar a Mel no aniversário da avó. Muitas coisas ela aprendeu no projeto, principalmente sobre o carinho que os animais tem com os seus donos."
Pai da Pietra | responsável
Expedição Investigativa
A expedição iniciou-se em uma roda de conversa, momento em que as crianças falavam sobre os animais de estimação, o cachorro foi o mais citado por elas. Para aprofundar os conhecimentos sobre o cachorro, a professora convidou uma veterinária, que abordou vários assuntos e esclareceu a relação de afeto entre homens e animais e os cuidados que cada animalzinho necessita para viver com o dono, dentro de casa.
Objetivos
Entender os motivos dos animais se darem tão bem com o homem e conhecer os cuidados necessários para a convivência.
Comunidade de Aprendizagem
Diante da curiosidade das crianças sobre animais de estimação, a professora convidou uma veterinária da cidade para conversar com as crianças sobre a diversidade dos animais, apontando quais são possíveis de o homem trazer para dentro de casa, sem se tornar uma ameaça. A veterinária abordou os limites que precisam ser estabelecidos nesta relação e os cuidados que os animais necessitam: alimentação adequada, higiene, vacinas, passeios e cuidados veterinários para assegurar a saúde.
Articulação com o currículo
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Incentivo à oralidade solicitando que cada crianças falasse sobre o animal que gosta. Pesquisas com a família sobre a experiência com cachorro. Leitura de histórias. Bate-papo entre a veterinária e as crianças.
MATEMÁTICA: Gráfico sobre as pesquisas sobre bicho de estimação;
ARTE: Confecção do álbum de investigação sob diferentes técnicas: pintura, colagem; confecção da casa do mascote com pets; interpretação musical.
NATUREZA E SOCIEDADE: Convivência de animais e bichos e cuidados necessários.