Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Lendo, escrevendo, crescendo. Eu gosto das aulas porque tem muitos livros e histórias. Dá pra escrever do jeito de criança até aprender o jeito de adulto. É bom quando vem visita ler pra nós.
Gabryely Silveira da Silva - 1 ano | aluno(a)
Expedição Investigativa

Através da pergunta exploratória “PARA QUE SERVE LER E ESCREVER?”, iniciou os questionamentos e as provocações acerca da leitura e escrita na vida de cada um de nós. Foi enviado aos pais um questionário sobre o que eles pensam sobre o ato de ler e escrever na sociedade.

Objetivos

Levar os alunos a compreenderem o uso e função social da leitura e escrita, sua relevância na vida fora da escola, concomitante a isso, estimular o gosto pela leitura, mostrando a eles que há vários mundos por detrás de cada livro lido.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade é formada por alunos, professores, funcionários, comissões de pais e apoiadores financeiros que ajudam no desenvolvimento das ações realizadas na escola. A participação é constatada na efetivação das atividades com os alunos.

Articulação com o currículo

* Linguagem - Atividades de leitura, de escrita espontânea, de confecção de livros de parede, de oralidade.

* Matemática - Atividades com número/quantidade, construção da noção de dezena.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição investigativa, professora e alunos se reunirão, em círculo, na sala de aula, para que se discutam as impressões que surgiram através do questionamento realizado. A partir disso iniciará o trabalho com os relatos orais e ilustrados sobre o uso e função social da leitura/escrita, com a leitura de encanto, confecção dos “Livros de Parede”, e diversas outras atividades como a contação de histórias realizadas pelos alunos do 5º ano para os alunos do 1º ano.

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Leonor Pires de Macedo

Diretor
Patrícia Marquet Michelotti

Turma
1 e 5 ano

Número de alunos
35

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Os alunos apreciam as atividades realizadas e os leitores que vem de fora, como da turma do 5º ano ler para a turma do 1º ano, também adoram. Há leituras do aluno deficiente visual, que lê através do Braille e de outras professoras que colaboram com o projeto. A interação de forma lúdica com a escrita, favorece o processo de aprendizagem de forma que o uso e a função da linguagem escrita está se consolidando através do trabalho realizado.
Darlene de Vargas Michelotti | Professor(a)