Lendo, escrevendo, crescendo.
“ Eu gosto das aulas porque tem muitos livros e histórias. Dá pra escrever do jeito de criança até aprender o jeito de adulto. É bom quando vem visita ler pra nós.
Gabryely Silveira da Silva - 1 ano | aluno(a)
Expedição Investigativa
Através da pergunta exploratória “PARA QUE SERVE LER E ESCREVER?”, iniciou os questionamentos e as provocações acerca da leitura e escrita na vida de cada um de nós. Foi enviado aos pais um questionário sobre o que eles pensam sobre o ato de ler e escrever na sociedade.
Objetivos
Levar os alunos a compreenderem o uso e função social da leitura e escrita, sua relevância na vida fora da escola, concomitante a isso, estimular o gosto pela leitura, mostrando a eles que há vários mundos por detrás de cada livro lido.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade é formada por alunos, professores, funcionários, comissões de pais e apoiadores financeiros que ajudam no desenvolvimento das ações realizadas na escola. A participação é constatada na efetivação das atividades com os alunos.
Articulação com o currículo
* Linguagem - Atividades de leitura, de escrita espontânea, de confecção de livros de parede, de oralidade.
* Matemática - Atividades com número/quantidade, construção da noção de dezena.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa, professora e alunos se reunirão, em círculo, na sala de aula, para que se discutam as impressões que surgiram através do questionamento realizado. A partir disso iniciará o trabalho com os relatos orais e ilustrados sobre o uso e função social da leitura/escrita, com a leitura de encanto, confecção dos “Livros de Parede”, e diversas outras atividades como a contação de histórias realizadas pelos alunos do 5º ano para os alunos do 1º ano.