Classificação: Diagnóstico da realidade
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
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Projeto

REESTRUTURANDO COOPERATIVA E PARTICIPATIVAMENTE A PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA DA ESCOLA
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada em diferentes modalidades: a) no trabalho de campo, quando foi levantado o tema do projeto 2015 da APAE; b) por meio de questionários fechados, elaborando o diagnóstico da realidade da APAE; c) através de assembleias com pais, alunos e funcionários da escola, buscando definir coletivamente as metas e as estratégias para sincronizar as ações da APAE aos seus reais objetivos de formação humana.

Objetivos

Promover o diálogo entre todos os segmentos da comunidade escolar acerca da função e dos princípios de formação que devem reger as práticas pedagógicas mediadas pela escola, visando a construção de um ser humano incluído social e culturalmente, em uma sociedade que proporcione o pleno exercício de sua cidadania.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores, funcionários e equipe técnica da APAE, gestores do PUFV e Conselho Administrativo da APAE.

Articulação com o currículo

Artes – Cores, formas, texturas, linhas;
Matemática – Comparação, classificação e seriação; sistema numérico arábico e romano; as quatro operações;
Linguagens – Tipos variados de texto (narrativo, descritivo, dissertativo, etc); Oralidade; Gramática e Ortografia; Sistema de escrita alfabético;
Ciências Naturais – O relevo, o solo e o clima no município; as características naturais do espaço ocupado pela APAE; a produção agrícola no município; as fontes de renda das famílias.
Ciências Sociais – O município de David Canabarro, as influências étnicas e culturais, a origem da população, as características populacionais, etc.


Ficha Técnica
Escola
Escola de Educação Especial APAE Talentos Especiais

Diretor
Raquel Lemos Maas

Turma
Todas

Número de alunos
36

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Apoiadores
CPM da APAE

Assessoria Pedagógica
Carla Vicenzi - IDEAU - Getúlio Vargas/RS
A reestruturação da Proposta Político-Pedagógica é um momento desafiador que a escola está vivendo. Porém, é um momento necessário no sentido de promover a participação das famílias na vida escolar de seus filhos, gerando compromissos recíprocos para as duas entidades. O trabalho participativo e democrático está trazendo bons frutos tanto para a gestão da escola quanto para a mediação que ocorre diretamente na sala de aula.
Raquel Lemos Maas | Professor(a)