REESTRUTURANDO COOPERATIVA E PARTICIPATIVAMENTE A PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA DA ESCOLA
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada em diferentes modalidades: a) no trabalho de campo, quando foi levantado o tema do projeto 2015 da APAE; b) por meio de questionários fechados, elaborando o diagnóstico da realidade da APAE; c) através de assembleias com pais, alunos e funcionários da escola, buscando definir coletivamente as metas e as estratégias para sincronizar as ações da APAE aos seus reais objetivos de formação humana.
Objetivos
Promover o diálogo entre todos os segmentos da comunidade escolar acerca da função e dos princípios de formação que devem reger as práticas pedagógicas mediadas pela escola, visando a construção de um ser humano incluído social e culturalmente, em uma sociedade que proporcione o pleno exercício de sua cidadania.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores, funcionários e equipe técnica da APAE, gestores do PUFV e Conselho Administrativo da APAE.
Articulação com o currículo
Artes – Cores, formas, texturas, linhas;
Matemática – Comparação, classificação e seriação; sistema numérico arábico e romano; as quatro operações;
Linguagens – Tipos variados de texto (narrativo, descritivo, dissertativo, etc); Oralidade; Gramática e Ortografia; Sistema de escrita alfabético;
Ciências Naturais – O relevo, o solo e o clima no município; as características naturais do espaço ocupado pela APAE; a produção agrícola no município; as fontes de renda das famílias.
Ciências Sociais – O município de David Canabarro, as influências étnicas e culturais, a origem da população, as características populacionais, etc.