O Segredo da Mala
“ O projeto O Segredo da Mala, foi muito significativo para mim enquanto aluna. Parabéns professora Madalena, você é uma fonte de inspiração para que a gente acredite na transformação social pelo caminho da leitura, esta preciosa fonte de conhecimento e lazer que nos melhora em todos os sentidos enaltecedores de nosso valor pessoal e social.
Ana Claudia dos Santos Arruda | aluno(a)
“ Eu como mãe achei pertinente o projeto, pois além de ensinar coisas diferentes para as crianças, ainda tem diversas atividades desafiadoras que envolvem a família e com isso fazendo a família e escola se aproximarem sempre mais, também sendo muito bom para incentivar as crianças a leitura, teatro, entre outros.
Parabéns Professora Madalena Maria Ferreira Ramos.
Raquel dos Santos Gonçalves | responsável
Pergunta Exploratória
Como despertar as crianças para o mundo da leitura?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminho Para o Futuro, em uma oficina de letramento e contação de história, onde a aula estava sendo ministrada para a turma 101, realizamos uma roda de conversa sobre o que iríamos fazer, onde cada um pôde escolher o livro que gostaria de folhear e a professora realizava a leitura no grupo e após a leitura sempre despertava a curiosidade dos colegas e eles realizavam a troca de livros entre si, e assim compartilhavam e todos manipularam as histórias.
Objetivos
Incentivar a formação do hábito da leitura ainda na infância, desenvolvendo a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, visando também a companhia da família como parceira a fim de que as crianças possam vivenciar atitudes colaborativas e cooperativas.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto foi desenvolvido com a turma 101 da Escola Caminho para Futuro, envolvendo comunidade escolar, família e os alunos
Família: Houve a participação da família na leitura da história com a criança, registro pictográfico e na preparação das dramatizações e contações de histórias que ficaram lindas. Semanalmente as famílias contribuíram nas dramatizações, e contação de histórias.
Contadora de história professora: Madalena Maria Ferreira Ramos. Contação de histórias para a turma na oficina de Contação de História e Letramento, onde a turma participavam como personagens da história.
Contadora de história professora: Ilma da Silva: Contação de histórias com peças teatral para a turma em sala de aula regular.
Alunos da Turma 101: Contaram e dramatizaram histórias nas turmas dos 3º Anos.
Professora Renata Terezinha Stein Demski: Contação de Histórias para os pais / alunos e comunidade .
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Gêneros textuais, Linguagem oral rodas de conversas, roda de leitura, ampliar as possibilidades de leitura e escrita, reprodução oral das histórias ouvidas e sequências temporais, contação de histórias, escrita de nomes, leitura e interpretação, organização da hora do conto com personagens caracterizados, exposição de livros, montagem de mural e/ou varal literário;
História: tempo em que ocorrem os fatos narrados;
Geografia: localização dos fatos narrados;
Arte: Organização da hora do conto com personagens caracterizados, personagens, painel, cenários, figurino, palco, ritmo, entonação, voz, desenhos, apresentação do teatro de fantoche, dramatizações de histórias, apresentação com mímicas e músicas;
Matemática: Sistematização de situações problema a partir da história trabalhada; buscar soluções para os problemas na vida real.
Filosofia: Resgatar a importância de convivência no contexto familiar, aprender valores, desenvolver o senso crítico e a criatividade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática e a estratégia utilizada pela professora foi a roda de conversa, dando oportunidade para o diálogo e a escolha do tema do projeto, ao retornarmos da sala de Letramento e Contação de Histórias, os alunos reuniram-se em uma roda de conversa na sala de aula para relatarem o que mais lhes chamou atenção no espaço investigado, onde alguns também representaram o momento em forma de desenhos, conseguiram identificar alguns personagens, tendo em vista estarem na 1 ano adoram ouvir e contar histórias.