Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2020 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O Segredo da Mala O projeto O Segredo da Mala, foi muito significativo para mim enquanto aluna. Parabéns professora Madalena, você é uma fonte de inspiração para que a gente acredite na transformação social pelo caminho da leitura, esta preciosa fonte de conhecimento e lazer que nos melhora em todos os sentidos enaltecedores de nosso valor pessoal e social.
Ana Claudia dos Santos Arruda | aluno(a)
Eu como mãe achei pertinente o projeto, pois além de ensinar coisas diferentes para as crianças, ainda tem diversas atividades desafiadoras que envolvem a família e com isso fazendo a família e escola se aproximarem sempre mais, também sendo muito bom para incentivar as crianças a leitura, teatro, entre outros.
Parabéns Professora Madalena Maria Ferreira Ramos.
Raquel dos Santos Gonçalves | responsável
Pergunta Exploratória

Como despertar as crianças para o mundo da leitura?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminho Para o Futuro, em uma oficina de letramento e contação de história, onde a aula estava sendo ministrada para a turma 101, realizamos uma roda de conversa sobre o que iríamos fazer, onde cada um pôde escolher o livro que gostaria de folhear e a professora realizava a leitura no grupo e após a leitura sempre despertava a curiosidade dos colegas e eles realizavam a troca de livros entre si, e assim compartilhavam e todos manipularam as histórias.

Objetivos

Incentivar a formação do hábito da leitura ainda na infância, desenvolvendo a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, visando também a companhia da família como parceira a fim de que as crianças possam vivenciar atitudes colaborativas e cooperativas.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto foi desenvolvido com a turma 101 da Escola Caminho para Futuro, envolvendo comunidade escolar, família e os alunos
Família: Houve a participação da família na leitura da história com a criança, registro pictográfico e na preparação das dramatizações e contações de histórias que ficaram lindas. Semanalmente as famílias contribuíram nas dramatizações, e contação de histórias.
Contadora de história professora: Madalena Maria Ferreira Ramos. Contação de histórias para a turma na oficina de Contação de História e Letramento, onde a turma participavam como personagens da história.
Contadora de história professora: Ilma da Silva: Contação de histórias com peças teatral para a turma em sala de aula regular.
Alunos da Turma 101: Contaram e dramatizaram histórias nas turmas dos 3º Anos.
Professora Renata Terezinha Stein Demski: Contação de Histórias para os pais / alunos e comunidade .

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Gêneros textuais, Linguagem oral rodas de conversas, roda de leitura, ampliar as possibilidades de leitura e escrita, reprodução oral das histórias ouvidas e sequências temporais, contação de histórias, escrita de nomes, leitura e interpretação, organização da hora do conto com personagens caracterizados, exposição de livros, montagem de mural e/ou varal literário;
História: tempo em que ocorrem os fatos narrados;
Geografia: localização dos fatos narrados;
Arte: Organização da hora do conto com personagens caracterizados, personagens, painel, cenários, figurino, palco, ritmo, entonação, voz, desenhos, apresentação do teatro de fantoche, dramatizações de histórias, apresentação com mímicas e músicas;
Matemática: Sistematização de situações problema a partir da história trabalhada; buscar soluções para os problemas na vida real.
Filosofia: Resgatar a importância de convivência no contexto familiar, aprender valores, desenvolver o senso crítico e a criatividade.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática e a estratégia utilizada pela professora foi a roda de conversa, dando oportunidade para o diálogo e a escolha do tema do projeto, ao retornarmos da sala de Letramento e Contação de Histórias, os alunos reuniram-se em uma roda de conversa na sala de aula para relatarem o que mais lhes chamou atenção no espaço investigado, onde alguns também representaram o momento em forma de desenhos, conseguiram identificar alguns personagens, tendo em vista estarem na 1 ano adoram ouvir e contar histórias.

Ficha Técnica
Escola
Madalena Maria Ferreira Ramos

Diretor
Neire Lopes de Alencar

Turma
101

Número de alunos
27

Educadores
Madalena Maria Ferreira Ramos, Léa Antônia Costa da Silva, Simone Piccinni, Maridelma Francisca de Jesus Correa .

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LUCAS DO RIO VERDE

Apoiadores
Mix Papelaria, Malharia Ponto e Arte, Supermercado Pasqualotto, SME.

Assessoria Pedagógica
Regina Aparecida Versoza Simião
Ao desenvolver o projeto, pude aprimorar várias habilidades de meus alunos como desenvolver o habito de ler, ouvir, reproduzir o que ouviram em forma de desenho ou em relatos orais e escritos. Em todas as ações desenvolvidas percebi o interesse e o entusiasmo dos alunos. Pois desenvolvendo o projeto as aulas se tornaram mais lúdicas e prazerosas. Também aumentou o gosto e a curiosidade pela leitura.
Madalena Maria Ferreira Ramos | Professor(a)

Repercussão na mídia

De acordo com a professora responsável o projeto Didático “O Segredo da Mala”, trouxe grandes contribuições para o processo educativo e de aprendizagem, uma vez que se buscou a aprendizagem significativa dos alunos de acordo com cada um dos temas trabalhados nas aulas. Desta forma focou-se na relação direta com o currículo. Sendo um assunto presente com muita intensidade no cenário mundial. Relata-se ainda importância do trabalho coletivo e da cooperação para realização de tudo o que foi proposto, tanto por parte dos alunos como da equipe pedagógica e professores.
Notou-se o grande envolvimento dos alunos e professora com a realização do projeto.