As lagartixas
“ Com o projeto aprendemos sobre as lagartixas e sua importância para o ambiente.
Victor | aluno(a)
“ Meu filho aprendeu muito com os projetos. Percebi que a escola está diferente e que nossos filhos estão aprendendo muito e estão mais interessados.
Maria | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a narrativa e registrar o que chamar nossa atenção?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da Narrativa O CLUBE DO ARCO-ÍRIS.
Objetivos
Desenvolver através da leitura interpretativa o reconhecimento dos gêneros textuais .
Comunidade de Aprendizagem
Catia Manini _ Bióloga
Articulação com o currículo
O cotidiano da turma é caracterizado pela diversidade e, com ela, pelos modos de ser, conviver, conhecer e aprender. Diversidade reconhecida o tempo todo e presente nas falas, nos registros escritos e nos movimentos das crianças.Diversidade entendida como objeto de estudo do Currículo e, como elemento constituinte da realidade vivenciada pela turma do 4 ano. Com o projeto AS LAGARTIXAS, potencializado a partir da disciplina de Língua Portuguesa, com enfoque na interpretação, o processo de escolha do tema ocorreu de forma democrática, onde o mesmo foi revelador do quanto as crianças são curiosas e tem opiniões potentes sobre a realidade. Neste sentido, as curiosidades socializadas no Índice Formativo, contaram com a disciplina de Ciências e se tornaram o elo interdisciplinar fomentando a significação das atividades, a partir das perguntas: Como uma lagartixa nasce? O que ela come? Quanto tempo vive? Do que ela se alimenta? Ela serve de alimento? Como é o coração dela? Como ela mastiga?
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática e, todos os integrantes da turma tiveram a oportunidade de votar no tema do projeto e, participar da construção de todas as etapas do processo.