Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

As lagartixas Com o projeto aprendemos sobre as lagartixas e sua importância para o ambiente.
Victor | aluno(a)
Meu filho aprendeu muito com os projetos. Percebi que a escola está diferente e que nossos filhos estão aprendendo muito e estão mais interessados.
Maria | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a narrativa e registrar o que chamar nossa atenção?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da Narrativa O CLUBE DO ARCO-ÍRIS.

Objetivos

Desenvolver através da leitura interpretativa o reconhecimento dos gêneros textuais .

Comunidade de Aprendizagem

Catia Manini _ Bióloga

Articulação com o currículo

O cotidiano da turma é caracterizado pela diversidade e, com ela, pelos modos de ser, conviver, conhecer e aprender. Diversidade reconhecida o tempo todo e presente nas falas, nos registros escritos e nos movimentos das crianças.Diversidade entendida como objeto de estudo do Currículo e, como elemento constituinte da realidade vivenciada pela turma do 4 ano. Com o projeto AS LAGARTIXAS, potencializado a partir da disciplina de Língua Portuguesa, com enfoque na interpretação, o processo de escolha do tema ocorreu de forma democrática, onde o mesmo foi revelador do quanto as crianças são curiosas e tem opiniões potentes sobre a realidade. Neste sentido, as curiosidades socializadas no Índice Formativo, contaram com a disciplina de Ciências e se tornaram o elo interdisciplinar fomentando a significação das atividades, a partir das perguntas: Como uma lagartixa nasce? O que ela come? Quanto tempo vive? Do que ela se alimenta? Ela serve de alimento? Como é o coração dela? Como ela mastiga?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática e, todos os integrantes da turma tiveram a oportunidade de votar no tema do projeto e, participar da construção de todas as etapas do processo.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PIONEIROS DE CANARANA

Diretor
Marisa de Almeida

Turma
4 ANO A

Número de alunos
28

Educadores
Nilva Dickel

Estado
Mato Grosso

Município
Canarana

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CANARANA

Apoiadores
Denise Pertille

Gostei muito. Eu tinha receio no início e estava insegura, mas, depois da habilitação fiquei tranquila e incentivada. Tive muitas sugestões, auxílio e as crianças estavam muito animadas. As crianças aprenderam muito. Estudamos detalhes sobre as lagartixas. O projeto saiu da escola e foi para as casas.Com o tema avançamos tanto que, até sobre os dinossauros aprendemos juntos. Muitas informações eu mesma não tinha ideia e, com esta metodologia, aquilo que não imaginávamos tornou-se conhecimento construído e apropriado por todos nós. Com o projeto fizemos comparações, aprofundamos, pesquisamos e descobrimos que as lagartixas são benéficas para nós, humanos.
Nilva Dickel | Professor(a)