BORBOLETA
“ “Professora não tampa o pote com a borboleta para ela não morrer”.
Diony | aluno(a)
“ “A Lara gostou muito do projeto borboleta, pois neste ela conheceu o processo de nascimento delas, desde o casulo que foi o mais interessante e o que ela entendeu com facilidade, até a fase adulta que se transforma em uma linda borboleta”.
Laciane | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história e observar tudo o que acontece em cada momento com os personagens?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu de forma interativa e dialogada, onde o território explorado foi a História A PRIMAVERA DA LAGARTA.
Objetivos
Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências por meio de linguagem oral e escrita espontânea.
Comunidade de Aprendizagem
Catia Manini - Bióloga
Articulação com o currículo
As experiências pedagógicas e relacionais construídas no cotidiano da turma levaram em consideração as características de cada criança como protagonista do processo. Com o propósito de desenvolver e ampliar o repertório comunicativo da turma, oferecendo aos pequenos o contato com a diversidade e com ela a dinamização da linguagem, por meio da oralidade e da escrita espontânea o projeto BORBOLETA foi potencializado a partir de uma narrativa. Com a narrativa a Expedição Investigativa se tornou envolvente e as crianças participantes ativas, construindo em cada momento expressões e caracterizações singulares sobre o que viram, ouviram e dialogaram nesta etapa. Após construção das marcas da expedição, escolheram o tema de forma democrática e, buscaram na construção dos índices revelar os saberes e interesses de forma também interativa. Como dinamização do currículo, que versa em campos de experiências, os direitos de conviver, explorar, conhecer, brincar e conhecer-se foram garantidos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa, caracterizando-se como um processo democrático, onde todas as 24 crianças foram ouvidas em todas as etapas, com destaque no processo de escolha do tema do projeto.