Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
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Projeto

BORBOLETA “Professora não tampa o pote com a borboleta para ela não morrer”.
Diony | aluno(a)
“A Lara gostou muito do projeto borboleta, pois neste ela conheceu o processo de nascimento delas, desde o casulo que foi o mais interessante e o que ela entendeu com facilidade, até a fase adulta que se transforma em uma linda borboleta”.
Laciane | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história e observar tudo o que acontece em cada momento com os personagens?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu de forma interativa e dialogada, onde o território explorado foi a História A PRIMAVERA DA LAGARTA.

Objetivos

Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências por meio de linguagem oral e escrita espontânea.

Comunidade de Aprendizagem

Catia Manini - Bióloga

Articulação com o currículo

As experiências pedagógicas e relacionais construídas no cotidiano da turma levaram em consideração as características de cada criança como protagonista do processo. Com o propósito de desenvolver e ampliar o repertório comunicativo da turma, oferecendo aos pequenos o contato com a diversidade e com ela a dinamização da linguagem, por meio da oralidade e da escrita espontânea o projeto BORBOLETA foi potencializado a partir de uma narrativa. Com a narrativa a Expedição Investigativa se tornou envolvente e as crianças participantes ativas, construindo em cada momento expressões e caracterizações singulares sobre o que viram, ouviram e dialogaram nesta etapa. Após construção das marcas da expedição, escolheram o tema de forma democrática e, buscaram na construção dos índices revelar os saberes e interesses de forma também interativa. Como dinamização do currículo, que versa em campos de experiências, os direitos de conviver, explorar, conhecer, brincar e conhecer-se foram garantidos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa, caracterizando-se como um processo democrático, onde todas as 24 crianças foram ouvidas em todas as etapas, com destaque no processo de escolha do tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MENINO JESUS

Diretor
CENIRA DOS SANTOS

Turma
Pré I B

Número de alunos
24

Educadores
PONAIM MASLOVA GRINS

Estado
Mato Grosso

Município
Canarana

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CANARANA

Apoiadores
CENIRA DOS SANTOS

Assessoria Pedagógica
JUSSARA CRISTINA MAYER CERON
“É gratificante ver a evolução dos alunos e as novas descobertas deles”.
Ponaim Maslova Grings | Professor(a)