Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O CACHORRO O cachorro é um animalzinho dependente, carinhoso e amigo e que devemos cuidar bem deles e dar todo carinho possível.
Kethlen | aluno(a)
Minha filha chegou em casa todo empolgada pois aprendeu que o cachorro é um animal de estimação e que faz parte da família.
Mirian B. da Silva | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história e observar tudo o que acontece nela?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da história A CASA SONOLENTA.

Objetivos

Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.

Comunidade de Aprendizagem

Veterinária: Jheniffer Batista

Articulação com o currículo

O projeto CACHORRO proporcionou experiências criativas e protagonísticas, onde as crianças se envolveram em todas as etapas da homologia do processo, significando cada momento com seus saberes e, com as curiosidades. O projeto foi escolhido de forma democrática e entre as perguntas que caracterizam a dinâmica do currículo, destacaram-se:
Quantos dentes tem um cachorro?
Por que o focinho do cachorro é frio?
Por que ficam agitados quando o dono chega?
Quanto tempo aproximadamente vive um cachorro?
Quantas vezes ao mês você deve dar banho no cachorro?
Por que todo cachorro corre para pegar o gato?
O projeto agregou a participação da Comunidade de Aprendizagem e envolveu os familiares das crianças.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica e interativa, onde todas as crianças participaram da escolha do projeto da turma e, desta forma, participaram de todas as etapas.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL CARMEN ANTONINA SCHNEIDER KAMPFF

Turma
Pré I F

Número de alunos
30

Educadores
PROF: Monalisa Andrea Guimarães Lopes
TDI: Alice A. P. de Andrade e Ana Patricia

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
MARIA VANESSA B. FERREIRA

Foi muito prazeroso poder acrescentar no aprendizado dos alunos. Pude contemplar a curiosidade e a satisfação das crianças em relação ao cachorro. Em cada etapa dessa viagem maravilhosa onde junta trocamos conhecimentos e percebemos o quanto esse tema foi marcante.

Repercussão na mídia

Foi muito gratificante poder ensinar um pouco pais sobre o cachorro para a turma da professora Monalisa. Os alunos estavam bem receptivos e ficaram prestando atenção em tudo o que foi dito, ao final da nossa conversa surgiram algumas perguntas e por fim a nos registramos esse momento com algumas fotos.
Veterinária: Jheniffer Batista

Com o projeto as crianças aprenderam:
• O cachorro é um animal de estimação;
• Vive aproximadamente entre 15 e 20 anos
• O cachorro precisa tomar banho no mínimo uma vez ao mês;
• Existem aproximadamente 350 raças de cachorros;
• Eles são parentes dos lobos;
• O cachorro tem doenças parecidas com as dos humanos ex: resfriados, depressão e artrite;
• Os cachorros enxergam colorido, mas não conseguem ver a cor verde e vermelha;
• Eles possuem um olfato muito apurado e sua audição é muito sensível, por isso eles se escondem quando escutam fogos.
• Possuem 42 dentes na fase adulta e 38 a 40 enquanto filhote.