Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

ABELHA Aprendi que na flor tem um melzinho que a gente não consegue ver, o marido da abelha rainha e o papai das abelhinhas é o mais forte de todos.
Rayany Lusiano | aluno(a)
Ardyan chegou em casa encantado com tudo que aprendeu sobre abelha, desde o processo do aparecimento ou se deparar com abelhas até na fabricação do mel.
Geslaine R. de Paula | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história e observar o que chama nossa atenção?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da História _ Livro dos Números, Bichos e Flores.

Objetivos

Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita, de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Comunidade de Aprendizagem

Apicultor Eliseu

Articulação com o currículo

As experiências realizadas no cotidiano da turma deram sentido para as convivências das crianças e, com elas, as expressões múltiplas evidenciadas nas habilidades de comunicação e socialização. O projeto aproximou os interesses das crianças com a comunidade de aprendizagem e o contato com o apicultor deixou as crianças mais envolvidas ainda com o tema por elas escolhido. As crianças aprenderam sobre a vida das abelhas, o modo de reprodução, a alimentação delas e também o alimento que elas produzem. Com o projeto, conheceram sobre o trabalho do apicultor e que as abelhas são animais sociais que vivem em colônias, são
responsáveis pela polinização, que levam agarrado ao corpo o pólen para outras flores, possibilitando assim a reprodução das mesmas. Todas as crianças dialogam sobre o projeto e destacam que as abelhas ajudam muito a agricultura, na produção de mel, geleia real, cera e pólen.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática, envolvendo todas as crianças na escolha do tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL CARMEN ANTONINA SCHNEIDER KAMPFF

Turma
PRÉ I C

Número de alunos
31

Educadores
CLEONICE DA SILVA SANTOS

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
MARIA VANESSA B. FERREIRA

Foi gratificante trabalhar esse tema de tamanho aprendizado tanto para as crianças como para mim. Fizemos inúmeras descobertas sobre a abelha.
Foi prazeroso acrescentar com o conhecimento do senhor Eliseu. As crianças aprenderam a maneira correta de lidar com abelhas quando aparecer em seu quintal ou a se deparar em outro lugar. Aprenderam onde tira e como é a fabricação do mel, como ocorre todo processo desde a construção da colmeia até chegar ao processo do “berçário” linguagem do apicultor, como é feita a escolha da rainha e do zangão, que não podemos matar principalmente a rainha. A pessoa para pegar e cuidar das abelhas tem que ter um equipamento especial.

Repercussão na mídia

O Apicultor Eliseu é morador da cidade de Sapezal desde a década de 1990, funcionário público. Desde jovem que ele é apicultor e, para ele, é um esporte fazer essa atividade . Ele se considera um defensor da natureza, porque quando a comunidade reclama que tem um enxame de abelha em seu quintal ele vai com seus equipamentos fazer a retirada e conscientizar a população dos devidos cuidados que devem ter ao se deparar com abelhas em seu quintal.