ABELHA
“ Aprendi que na flor tem um melzinho que a gente não consegue ver, o marido da abelha rainha e o papai das abelhinhas é o mais forte de todos.
Rayany Lusiano | aluno(a)
“ Ardyan chegou em casa encantado com tudo que aprendeu sobre abelha, desde o processo do aparecimento ou se deparar com abelhas até na fabricação do mel.
Geslaine R. de Paula | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história e observar o que chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da História _ Livro dos Números, Bichos e Flores.
Objetivos
Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita, de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Comunidade de Aprendizagem
Apicultor Eliseu
Articulação com o currículo
As experiências realizadas no cotidiano da turma deram sentido para as convivências das crianças e, com elas, as expressões múltiplas evidenciadas nas habilidades de comunicação e socialização. O projeto aproximou os interesses das crianças com a comunidade de aprendizagem e o contato com o apicultor deixou as crianças mais envolvidas ainda com o tema por elas escolhido. As crianças aprenderam sobre a vida das abelhas, o modo de reprodução, a alimentação delas e também o alimento que elas produzem. Com o projeto, conheceram sobre o trabalho do apicultor e que as abelhas são animais sociais que vivem em colônias, são
responsáveis pela polinização, que levam agarrado ao corpo o pólen para outras flores, possibilitando assim a reprodução das mesmas. Todas as crianças dialogam sobre o projeto e destacam que as abelhas ajudam muito a agricultura, na produção de mel, geleia real, cera e pólen.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática, envolvendo todas as crianças na escolha do tema do projeto.