Classificação: INTERDISCIPLINAR
Período de desenvolvimento: 2020 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

POEMAS PROBLEMAS FOI MUITO LEGAL, EU APRENDIR MUITO.
ANA BEATRIZ | aluno(a)
Pergunta Exploratória

- Observar sistematicamente a presença da matemática no dia-a-dia.

Expedição Investigativa

A ideia do projeto surgiu em uma aula de matemática, onde foi apresentado através de um cartaz diversos poemas matemáticos de maneira lúdica aos alunos. Entre todas atividades apresentadas, surgiu um interesse maior por parte dos educandos pelas historinhas dos poemas O projeto foi desenvolvido no período matutino na turma regular.

Objetivos

Resolver enigmas dos poemas problemas apresentados de forma lúdica aos alunos e fazê los perceber o quanto a matemática está presente em nossas vidas.

Comunidade de Aprendizagem

Estavam envolvidos alunos da Escola Caminho para o Futuro, das turmas 102. Os alunos foram orientados a apreciar os poemas com atenção e em seguida tentar descobrir os enigmas apresentados.

Articulação com o currículo

Área/Eixos Objetivos de Aprendizagem Ações/Estratégias
Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)
Planejar e construir em colaboração com os colegas e com ajuda do professor, (re)contagem de poemas e outros textos.
Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração.
Orientação em sala de aula.
Vídeos com apresentações;
Livro de pesquisa;
Produção e impressão de atividades com vários problemas.
Produção de cartazes.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Nas aulas de matemática enfatizei poemas com diversos enigmas matemáticos. Eles foram apresentados através de cartazes, para que todos pudessem visualizar de maneira mais fácil e conseguirem também solucionar os seus probleminhas. E essas aulas, foram ficando cada vez mais atrativa aos olhares dos discentes. Diante disso, socializamos junto a coordenadora para que a mesma pudesse nos orientar.
A partir disso, resolvemos socializar, o projeto com a comunidade escolar. Fizemos uma assembleia com os alunos para escolhermos o nome do projeto, foram dadas várias sugestões pelos alunos, entre elas:
- Matemática divertida –05 votos
- Meus probleminhas: 04 votos
- Poemas matemáticos: 07 votos
- Poemas problemas: 09 votos
Então através de uma votação, foi escolhido o nome do projeto. Resolvemos unir os dois nomes mais votados e assim batizamos o nosso projeto.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL CAMINHO PARA O FUTURO

Diretor
NEIRE LOPES DE ALENCAR

Turma
102

Número de alunos
25

Educadores
FLÁVIA MICHELLE FERREIRA OLIVEIRA

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LUCAS DO RIO VERDE

Apoiadores
DIRETORA: NEIRE LOPES
COORDENADORA: VERA LÚCIA

Assessoria Pedagógica
REGINA APARECIDA VERSOSA SIMÃO
Foi gratificante e produtivo a realização do projeto com minha turma do 1º ano. O objetivo do Projeto Poemas Problemas, foi alcançado com muito êxito, pois todos os alunos foram participativos e se empenharam ao máximo para que o mesmo se realizasse. Diante disso, observei o quanto é importante apresentamos de forma lúdica, criativa e enigmática questões que norteiam nosso dia a dia na matemática. Pois 95% da turma, apresentou de maneira satisfatória um excelente desempenho nas resoluções dos poemas problemas.
Flávia Michelle Ferreira oliveira | Professor(a)