Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O PATO Isadora relatou, que gostou muito de assistir o videio do patinho feio, disse que o patinho não era feio, era diferente porque ele era um cisne e não um pato. Que não podemos tratar os coleguinhas mal pelo fato de sermos diferentes. Falou que gostou de fazer as atividade e principalmente de levar o patinho para casa.
Isadora | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Vamos assistir o vídeo e observar tudo o que acontece nele?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através do vídeo Patinho Feio.

Objetivos

Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas tem diferentes sentimentos, necessidades, maneiras de pensar e agir.

Comunidade de Aprendizagem

MARIA VANESSA B. FERREIRA

Articulação com o currículo

As práticas pedagógicas desenvolvidas na turma são reveladoras de cuidado e atenção, nutrindo o cotidiano das crianças com respeito e, com isso, suas aprendizagens se tornam prazerosas e significativas. Para caracterizar este processo, acompanhamos as marcas presentes no projeto O PATO, bem como as etapas em que o mesmo foi estruturado. Dentre os aspectos destacadas, a construção coletiva do Índice Formativo possibilitou envolvimento de todas as crianças que, em roda de conversa, socializaram suas curiosidades, como por exemplo: Como é a vida do pato? Ele pode comer o que? Quantos anos ele vive? Como ele dorme? Com quem ele mora e como é a casa dele? Como ele nasce? Quem cuida dele quando ele é pequeno? Quais as cores dos patos? Por que os patos tem penas e bicos?
Várias estratégias foram utilizadas e, com elas os direitos de aprendizagem garantidos, cuja ênfase deu-se na relação entre a vida do pato e a vida da turma, sendo perceptível o quanto o relacionamento das crianças melhorou.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática e a estratégia utilizada pela professora foi a roda de conversa, dando oportunidade para o diálogo e a escolha do tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL CARMEN ANTONINA SCHNEIDER KAMPFF

Turma
PRÉ J

Número de alunos
27

Educadores
PROF: Ana Maria Cebalho
TDI: Misleya

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
MARIA VANESSA B. FERREIRA

Desenvolver o projeto do A União Faz a Vida é muito gratificante. O tema escolhido partiu do interesse das crianças, após assistirem o vídeo da história do Patinho feio. Além das crianças gostarem da história que proporcionou trabalhar alguns valores como: respeitar as diferenças, a auto aceitação e o amor ao próximo. A partir de então as crianças escolheram o tema O PATO. As crianças participaram com bastante interesse de todas as atividades desenvolvidas, dentro e fora da sala de aula, argumentando, criando, aprendendo e, assim repassando o que aprendeu para seus pais.