O PATO
“ Isadora relatou, que gostou muito de assistir o videio do patinho feio, disse que o patinho não era feio, era diferente porque ele era um cisne e não um pato. Que não podemos tratar os coleguinhas mal pelo fato de sermos diferentes. Falou que gostou de fazer as atividade e principalmente de levar o patinho para casa.
Isadora | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Vamos assistir o vídeo e observar tudo o que acontece nele?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através do vídeo Patinho Feio.
Objetivos
Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas tem diferentes sentimentos, necessidades, maneiras de pensar e agir.
Comunidade de Aprendizagem
MARIA VANESSA B. FERREIRA
Articulação com o currículo
As práticas pedagógicas desenvolvidas na turma são reveladoras de cuidado e atenção, nutrindo o cotidiano das crianças com respeito e, com isso, suas aprendizagens se tornam prazerosas e significativas. Para caracterizar este processo, acompanhamos as marcas presentes no projeto O PATO, bem como as etapas em que o mesmo foi estruturado. Dentre os aspectos destacadas, a construção coletiva do Índice Formativo possibilitou envolvimento de todas as crianças que, em roda de conversa, socializaram suas curiosidades, como por exemplo: Como é a vida do pato? Ele pode comer o que? Quantos anos ele vive? Como ele dorme? Com quem ele mora e como é a casa dele? Como ele nasce? Quem cuida dele quando ele é pequeno? Quais as cores dos patos? Por que os patos tem penas e bicos?
Várias estratégias foram utilizadas e, com elas os direitos de aprendizagem garantidos, cuja ênfase deu-se na relação entre a vida do pato e a vida da turma, sendo perceptível o quanto o relacionamento das crianças melhorou.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática e a estratégia utilizada pela professora foi a roda de conversa, dando oportunidade para o diálogo e a escolha do tema do projeto.