AMIZADE NA ESCOLA
“ “Foi muito legal conhecer outras escolas, elas são grandes, tem muitas histórias, comida e queria estudar lá.” (Rafael Juliano Gomes Minetto)
“As escolas são grandes e bonitas”. (Anna Rocha)
“Quero estudar nessa escola”. (Maria Clara)
Rafael Juliano Gomes Minetto, Anna Rocha, Maria Clara | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo ?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada a partir da observação do que chamou atenção das crianças ao assistirem o vídeo ESCOLA.
Objetivos
Valorizar a diversidade ao participar de situações de convívio com diferenças.
Comunidade de Aprendizagem
Cléia Domingos Goulart
Articulação com o currículo
O cotidiano da turma reflete o sentido de ser criança e, com ele as experiências lúdicas, sociais, culturais e pedagógicas inerentes e condizentes com as necessidades e interesses dos pequenos. Neste sentido, o projeto AMIZADE NA ESCOLA, contemplou aspectos do desenvolvimento atitudinal das crianças, melhorando os relacionamentos e culminando com uma cultura de cuidado entre todos os integrantes da turma. O projeto teve uma repercussão social e, no contexto de outras escolas, encontrou apoio para responder as perguntas feitas pelas crianças, com destaque nas ações cotidianas desenvolvidas e oferecidas pelas instituições. Com o projeto, os direitos de aprendizagem foram garantidos e o Campo de Experiência O EU, o OUTRO e o NÓS movimentou o cotidiano da turma e a dinamização das vivências, aproximando a família da escola e a escola da comunidade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática e participativa. Se deu a partir de uma roda de conversa seguida de ilustração que caracterizou o tema do projeto.