Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O SAPO O sapo cururu e do sapo não lava o pé.
NADIA SOARES DA CRUZ | aluno(a)
Com o projeto sapo observei que a Nadia aprendeu sobre o bichinho. Ela adora aquelas máquinas de pegar ursinhos. Às vezes, tem alguns verdes e ela fala que é o sapo. Sempre observo ela cantando as músicas do sapo cururu e do sapo não lava o pé, ela também consegue identificar o sapo nos desenhos que ela assiste com o irmão.
NAIRA GONÇALVES DA CRUZ | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da observação do que chamou atenção das crianças ao assistirem o vídeo O SAPO.

Objetivos

Criar movimentos próprios, imitando cenas observadas em diferentes situações.

Comunidade de Aprendizagem

Elisangela Lírio

Articulação com o currículo

O cotidiano da turma foi marcado pela espontaneidade, carisma e interação entre as crianças e adultos que mediavam as práticas na instituição. As marcas expressaram os potenciais das crianças e estes foram alcançados pelas brincadeiras desenvolvidas, pois nesta fase o brincar é a ação mais presente e com ela a imaginação. Neste sentido, o projeto O SAPO foi desenvolvido, envolvendo as crianças e, respeitando suas curiosidades. Despertado através de uma expedição de observação coletiva, o tema logo foi sinalizado pelos pequenos que, em constantes demonstrações destacavam o animal como interesse. Assim, as crianças aprenderam sobre o sapo, do que se alimenta, como vive, onde vive, como é a família do sapo, como ele convive com os outros animais e com o meio. O projeto garantiu muitas aprendizagens e contribuiu consideravelmente para a socialização das crianças e envolvimento de seus familiares nas atividades cotidianas da turma.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear envolveu todas as crianças, caracterizando-se de forma democrática.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL LUZIA MAGGI SCHEFFER

Turma
Maternal I B

Número de alunos
16

Educadores
Helena Mota

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
Elisangela Seguro Lírio

TRABALHAR ESSE PROJETO COM AS CRIANÇAS DO MATERNAL I B FOI UMA DIVERSÃO. VER O QUANTO ELES APRENDERAM CANTANDO AS MÚSICAS DO “SAPO”, COMO FOI GOSTOSO BRINCAR COM OS SAPOS, IMITÁ-LOS A PULAR E FAZER AQUELE BARULHO ENGRAÇADO.
DESCOBRIRAM A COR VERDE E FIZERAM AS ATIVIDADES SOBRE O TEMA. AMARAM E ELES IDENTIFICAM O SAPO EM TODOS OS LUGARES.

Repercussão na mídia

As crianças pequenas solicitam aos educadores uma pedagogia sustentada nas relações, nas interações e em práticas educativas intencionalmente voltadas para suas experiências cotidianas e seus processos de aprendizagem no espaço coletivo. Com esta premissa, o projeto SAPO e, todas as ações que integraram foram garantidas, pois as crianças são para a instituição o centro do processo e, pela Professora Helena, os protagonistas do cotidiano.