O SAPO
“ O sapo cururu e do sapo não lava o pé.
NADIA SOARES DA CRUZ | aluno(a)
“ Com o projeto sapo observei que a Nadia aprendeu sobre o bichinho. Ela adora aquelas máquinas de pegar ursinhos. Às vezes, tem alguns verdes e ela fala que é o sapo. Sempre observo ela cantando as músicas do sapo cururu e do sapo não lava o pé, ela também consegue identificar o sapo nos desenhos que ela assiste com o irmão.
NAIRA GONÇALVES DA CRUZ | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da observação do que chamou atenção das crianças ao assistirem o vídeo O SAPO.
Objetivos
Criar movimentos próprios, imitando cenas observadas em diferentes situações.
Comunidade de Aprendizagem
Elisangela Lírio
Articulação com o currículo
O cotidiano da turma foi marcado pela espontaneidade, carisma e interação entre as crianças e adultos que mediavam as práticas na instituição. As marcas expressaram os potenciais das crianças e estes foram alcançados pelas brincadeiras desenvolvidas, pois nesta fase o brincar é a ação mais presente e com ela a imaginação. Neste sentido, o projeto O SAPO foi desenvolvido, envolvendo as crianças e, respeitando suas curiosidades. Despertado através de uma expedição de observação coletiva, o tema logo foi sinalizado pelos pequenos que, em constantes demonstrações destacavam o animal como interesse. Assim, as crianças aprenderam sobre o sapo, do que se alimenta, como vive, onde vive, como é a família do sapo, como ele convive com os outros animais e com o meio. O projeto garantiu muitas aprendizagens e contribuiu consideravelmente para a socialização das crianças e envolvimento de seus familiares nas atividades cotidianas da turma.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear envolveu todas as crianças, caracterizando-se de forma democrática.