A CASA
“ “A minha casa é lindinha”
Sophia Isadora Oliveira Rodrigues | aluno(a)
“ Durante esse ano foi realizado um Projeto com o tema CASA com nossos filhos. Participamos de uma atividade de maquete com a minha filha. Durante o trabalho, Maria Clara participou de forma direta, pintando com tinta guache os palitos de picolé, isopor, papelão, utilizados para montar a casinha. Foi uma semana toda de preparativos, recortes, colagem, pintura. Tudo com muita alegria e dedicação, dela e de toda família. Maria fez questão que todos da casa participassem, além da alegria, percebi como ela desenvolveu a coordenação motora, pois nos últimos dias, a pintura foi mais alinhada, mais habilidade no manuseio do pincel. Desenvolveu o trabalho com riqueza de detalhes, cores, sempre coerentes com a casa dela, grades ao redor da casa, ate a casinha do cachorro teve que ter. Esse projeto despertou o interesse de todos da casa, Maria cobrava essa interação dos irmãos.
Eliane T. Weber | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que as crianças demonstram ao assistirem o vídeo?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das expressões das crianças ao assistirem o vídeo quem mora na casinha.
Objetivos
Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
Comunidade de Aprendizagem
Elisangela Lírio
Articulação com o currículo
As atividades que integram o currículo da instituição e as especificidades que nutrem as práticas cotidianas com as crianças favorecem o desenvolvimento integral dos pequenos, permitindo que através do brincar e do interagir elas construam saberes e, se constituam em sujeitos ativos. O projeto A CASA movimentou todas as crianças e seus lares, envolvendo toda a família em atividades representativas do lugar onde as crianças residem. Com o projeto, atividades variadas foram realizadas e, uma das mais comentadas pelas crianças foi o passeio em uma obra. Ao trabalhar o tema, a partir dos saberes das crianças e de suas curiosidades, a professora explorou aspectos como: cores, tamanho, formas, elementos internos, elementos externos e a casa de cada criança como lugar de felicidade e de vida em família.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica e participativa.