Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A CASA “A minha casa é lindinha”
Sophia Isadora Oliveira Rodrigues | aluno(a)
Durante esse ano foi realizado um Projeto com o tema CASA com nossos filhos. Participamos de uma atividade de maquete com a minha filha. Durante o trabalho, Maria Clara participou de forma direta, pintando com tinta guache os palitos de picolé, isopor, papelão, utilizados para montar a casinha. Foi uma semana toda de preparativos, recortes, colagem, pintura. Tudo com muita alegria e dedicação, dela e de toda família. Maria fez questão que todos da casa participassem, além da alegria, percebi como ela desenvolveu a coordenação motora, pois nos últimos dias, a pintura foi mais alinhada, mais habilidade no manuseio do pincel. Desenvolveu o trabalho com riqueza de detalhes, cores, sempre coerentes com a casa dela, grades ao redor da casa, ate a casinha do cachorro teve que ter. Esse projeto despertou o interesse de todos da casa, Maria cobrava essa interação dos irmãos.
Eliane T. Weber | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que as crianças demonstram ao assistirem o vídeo?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das expressões das crianças ao assistirem o vídeo quem mora na casinha.

Objetivos

Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

Comunidade de Aprendizagem

Elisangela Lírio

Articulação com o currículo

As atividades que integram o currículo da instituição e as especificidades que nutrem as práticas cotidianas com as crianças favorecem o desenvolvimento integral dos pequenos, permitindo que através do brincar e do interagir elas construam saberes e, se constituam em sujeitos ativos. O projeto A CASA movimentou todas as crianças e seus lares, envolvendo toda a família em atividades representativas do lugar onde as crianças residem. Com o projeto, atividades variadas foram realizadas e, uma das mais comentadas pelas crianças foi o passeio em uma obra. Ao trabalhar o tema, a partir dos saberes das crianças e de suas curiosidades, a professora explorou aspectos como: cores, tamanho, formas, elementos internos, elementos externos e a casa de cada criança como lugar de felicidade e de vida em família.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica e participativa.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL LUZIA MAGGI SCHEFFER

Turma
Maternal II B

Número de alunos
16

Educadores
Maira Ramonieri Mansano Mendonça

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
Elisangela Seguro Lírio

O presente projeto teve como objetivos conhecer os tipos de moradias, cores, tamanhos, móveis que fazem parte da mesma, colagem, histórias, músicas, maquete, e passeio. Esse tema foi maravilhoso ser trabalhado, os alunos desenvolveram habilidades, tais como: movimentos amplos e finos, estímulos visual, auditivo e verbal, ampliação do vocabulário e imaginação.

Repercussão na mídia

Esse projeto despertou o interesse de todos da casa. Maria cobrava essa interação dos irmãos, passou a fazer pinturas com eles. Maria Clara melhorou a oralidade, socialização, coordenação motora e diária e visível. O projeto foi fundamental nesse processo de aprendizado da minha Filha.
(Eliane T. Weber)

Tentamos proporcionar atividades da realidade das crianças, para responder as curiosidades, mediando ações de diálogo com elas e outros professores, partindo de uma investigação-ação que envolvia professora e crianças e famílias, como aprendentes e pesquisadores.