O OVO
“ O ovo vem da galinha, e o pintinho é o filho da galinha.
HADASSA ENGELMANN | aluno(a)
“ O projeto ovo foi muito significante para nós, principalmente porque a Hadassa não comia ovo. A partir desse projeto ela come e ainda fala: “mãe o ovo vem da galinha, e o pintinho é o filho da galinha”. Ela amou o passeio chegou abrindo a geladeira e mostrando “mamãe eu vi o ovo”. Contou também que andou de ônibus e foi passear para ver a galinha o pintinho e o ovo.
MARCILENE ENGELMAM | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo dos Dez Patinhos?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da observação do que chamou atenção das crianças ao assistirem o vídeo DEZ PATINHOS.
Objetivos
Cantar com alegria as músicas e representá-las com movimentos correspondentes.
Comunidade de Aprendizagem
MARCIA SCHNAIDER
Articulação com o currículo
As atividades pedagógicas que correspondem ao conjunto de experiências curriculares da turma são, pela professora Luzia planejadas de forma contextualizada, observando as expressões e interesses das crianças e, seus direitos de aprendizagem como intencionalidade educativa. Assim, a educadora leva em consideração as marcas presentes no cotidiano da turma e, com elas a singularidades de cada criança. Este processo, que reside na transposição do planejamento deu origem ao Projeto O OVO e, com ele a significação das situações que envolveram a turma, permeando modos de conviver e de se ver no convívio com os pares e com os adultos. Com o projeto, as crianças desenvolveram a comunicação e, o maior interesse da turma se concentrou nas perguntas: Como é um ovo por dentro? Quais animais botam ovos? Os ovos são todos parecidos? O que é possível fazer com ovos? O que nossas mães fazem com ovos? Podemos conhecer diferentes tipos de ovos? Quais os benefícios dos ovos na alimentação?
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática, envolvendo todas as crianças na escolha do projeto, assim como, nas estratégias de dinamização do processo.