Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O OVO O ovo vem da galinha, e o pintinho é o filho da galinha.
HADASSA ENGELMANN | aluno(a)
O projeto ovo foi muito significante para nós, principalmente porque a Hadassa não comia ovo. A partir desse projeto ela come e ainda fala: “mãe o ovo vem da galinha, e o pintinho é o filho da galinha”. Ela amou o passeio chegou abrindo a geladeira e mostrando “mamãe eu vi o ovo”. Contou também que andou de ônibus e foi passear para ver a galinha o pintinho e o ovo.
MARCILENE ENGELMAM | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo dos Dez Patinhos?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da observação do que chamou atenção das crianças ao assistirem o vídeo DEZ PATINHOS.

Objetivos

Cantar com alegria as músicas e representá-las com movimentos correspondentes.

Comunidade de Aprendizagem

MARCIA SCHNAIDER

Articulação com o currículo

As atividades pedagógicas que correspondem ao conjunto de experiências curriculares da turma são, pela professora Luzia planejadas de forma contextualizada, observando as expressões e interesses das crianças e, seus direitos de aprendizagem como intencionalidade educativa. Assim, a educadora leva em consideração as marcas presentes no cotidiano da turma e, com elas a singularidades de cada criança. Este processo, que reside na transposição do planejamento deu origem ao Projeto O OVO e, com ele a significação das situações que envolveram a turma, permeando modos de conviver e de se ver no convívio com os pares e com os adultos. Com o projeto, as crianças desenvolveram a comunicação e, o maior interesse da turma se concentrou nas perguntas: Como é um ovo por dentro? Quais animais botam ovos? Os ovos são todos parecidos? O que é possível fazer com ovos? O que nossas mães fazem com ovos? Podemos conhecer diferentes tipos de ovos? Quais os benefícios dos ovos na alimentação?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática, envolvendo todas as crianças na escolha do projeto, assim como, nas estratégias de dinamização do processo.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL LUZIA MAGGI SCHEFFER

Turma
Maternal I A

Número de alunos
13

Educadores
Luzia Valeria Schwartz Martins Severo

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
Elisangela Seguro Lírio

O projeto foi muito bom de trabalhar. Nele, desenvolvemos as cores branco e amarelo, as texturas e tamanhos: pequeno (ovo de codorna), médio (ovo de galinha) e grande (ovo de ema).
Fizemos um piquenique com produtos feitos com o ovos, como bolo e bolachas.
Para finalizar, fizemos um maravilhoso passeio no sítio onde as crianças puderam vivenciar na prática tudo que aprenderam em sala.
LUZIA V.S.M. SEVERO | Professor(a)