Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O LOBO Vejo a importância do projeto desenvolvido em sala, pois quando estamos em casa ele faz vários comentários sobre o lobo, diz que o lobo vive na floresta e que não é mau e que ele come frutinha e faz cocô. Então vejo que cada dia ele aprende mais e vai nos contando em casa sobre o projeto.
Por isso nós da família achamos muito gratificante todo esse aprendizado pelo projeto do Programa a União Faz a Vida.
Marcia Honorinda | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o desenho animado?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das crianças assistindo o desenho animado dos TRÊS PORQUINHOS.

Objetivos

Identificar os elementos presentes no vídeo, comunicando-os através da fala, do movimento e da escrita.

Comunidade de Aprendizagem

Jeanine

Articulação com o currículo

O cotidiano da turma foi marcado pela diversidade das atividades cotidianas e com o projeto O LOBO, as ações coletivas e as atividades desenvolvidas pelas crianças oportunizaram muitas aprendizagens, com destaque nas questões socializadas pelos pequenos quando construíram o Índice Formativo. Dentre as curiosidades destacadas pelas crianças, aspectos como a vida, a alimentação, o número de dentes, a idade que vivem e as características principais do lobo foram trabalhadas. O projeto contemplou os direitos de aprendizagens e a integração dos Campos de Experiências potencializando a ampliação da linguagem oral dos pequenos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática e interativa.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL LUZIA MAGGI SCHEFFER

Turma
Maternal II A

Número de alunos
23

Educadores
Marinalva Ribeiro da Silva

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
Elisangela Seguro Lírio

Desenvolvemos várias pesquisas. Visitamos o pet shop, assistimos vídeos falando sobre o Lobo. Eu como professora percebi o quanto foi válido o desenvolvimento do projeto e o quanto eles aprenderam sobre o Lobo.
Sabem que o Lobo não é mau, e que o lobo vive na floresta, que o Lobo nasce da barriga da mãe dele e mama no peito enquanto bebê, que o Lobo é grande e come frutinhas e que o Lobo só é mau na história. Porque o Lobo é bonzinho como eles dizem.
É gratificante ver o desenvolvimento das crianças ao trabalhar os projetos, o quanto eles tem capacidade para desenvolver sua aprendizagem. Estimular a crianças respeitando e valorizando seu senso comum sempre vamos conseguir uma aprendizagem significativa.