Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

As cores Maçã é vermelha!
Alface é verde!
Lívia Maria da Silva. | aluno(a)
Durante esse ano letivo, muitas atividades foram feitas com nossos pequenos.
Dentre tantas, quero destacar o excelente trabalho feito com a professora Keila e suas Tdis. Eu, como mãe de aluna, digo sem dúvidas que esse trabalho desenvolvido, acrescentou muito para minha pequena. Sei que muitos pais acham que é somente um trabalho simples, mas eu pude observar e fazer algumas atividades com minha filha, que tem 3 anos e 7 meses, e percebi o quanto esses trabalhos ajudam e desenvolvem.
Hoje a minha Lívia conhece e identifica perfeitamente todas as cores. Quando vamos ao Supermercado ela pede oque deseja. Tipo mamãe quero maçã.
Maçã é vermelha!
Mamãe quero alface.
Alface é verde!
E assim ela faz com todas as verduras, legumes e frutas que ela adora. Quando vê uma roupa, um brinquedo fala a cor. Em forma de brincadeiras e com muitos trabalhos manuais, nossos pequenos conseguiram aprender.
Lilian Cristina da Silva | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o clip aquarela?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das expressões das crianças ao assistirem o clip aquarela.

Objetivos

Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.

Comunidade de Aprendizagem

Elisangela Seguro Lírio

Articulação com o currículo

O Projeto AS CORES possibilitou a compreensão da realidade no sentido da ação da criança no seu meio. De forma ativa, extrovertida, interativa e dinâmica as crianças foram envolvidas em um conjunto de experiências interessantes e o Campo articulador foi TRAÇOS, CORES, SONS E FORMAS e, com ele, a realização de atividades significativas para as crianças. Com o projeto a turma aprendeu a identificar e nominar as cores, a misturar cores e produzir outras, a relacionar as cores e utilizá-las em diversos contextos práticos, como por exemplo nas ilustrações sobre o cotidiano vivido. O projeto garantiu a convivência das crianças e, com esta o desenvolvimento de suas habilidades e o aperfeiçoamento de suas atitudes, principalmente no que se refere a partilha e brincadeiras em grupo.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear foi desenvolvido de forma interativa e democrática, contando com a participação de todas as crianças.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL LUZIA MAGGI SCHEFFER

Turma
Maternal III B

Número de alunos
16

Educadores
Keila Cristina Pereira Vieira

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
Elisangela Seguro Lírio

A cor é uma das primeiras características que a criança percebe e que diferencia os objetos e coisas ao seu redor. A cor não somente é uma tonalidade, mas também, parte da constituição / identidade do meio e seus componentes.
Logo, as cores na sociedade são formas de diferenciação e construção de identidades.
Ao ver a evolução dos mesmos com cada atividade desenvolvida, pude ver a grandeza da evolução de cada criança e contemplar a alegria dos mesmos ao trabalhar com as tintas, as misturas de cores, os picotes de tonalidades de cores de cada papel.
Portanto, fico com a sensação de ter contribuído com o aprendizado de cada criança.