O PATO
“ O presente relatório busca apresentar o desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem que foi adquirido pela minha filha ALICE ALENCAR DOS SANTOS, do Maternal II, da C.M.E.I Luzia Maggi Scheffer durante o projeto “O PATO” sob orientação da professora Maira Mansano. O projeto foi iniciado no mês de maio de 2019 e tinha como finalidade apresentar, em diferentes formatos, a ave em questão. A professora organizou um passeio a um sítio da cidade com a proposta dos alunos conhecerem de fato o animal. Nesse passeio, Alice teve o contato real com o pato e pôde ver todas as características físicas do animal. Através desta atividade, Alice potencializou suas habilidades para aprendizagem sobre O Pato serem efetivadas, isto é, concretizadas. este projeto oportunizou Alice a adquirir novos conhecimentos e desenvolver seus aspectos afetivos, cognitivos, motores e sociais.
Antonia Alencar | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que as crianças expressam ao conhecerem a história?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das expressões das crianças ao conhecerem a história do Pirulito e do Pato.
Objetivos
Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de histórias, reconhecendo nelas os diferentes elementos que a constituem.
Comunidade de Aprendizagem
Elisangela Seguro Lírio
Articulação com o currículo
O cotidiano da turma foi marcado pela expressividade das crianças e, pelas práticas pedagógicas ativas que oportunizaram a construção de aprendizagens significativas. Com o projeto O PATO, as crianças aprenderam sobre onde o pato mora, o que o pato come, quais as cores do pato, do que ele se alimenta e como ele nasce. Com a Comunidade de Aprendizagem reconheceram a vida cotidiana do pato e, se surpreenderam com tudo o que viram ao visitarem a Chácara. O projeto integrou os Campos de Experiências e ofereceu as crianças vivências diferenciadas, principalmente por que a maioria dos pequenos não conhecia o animal antes da atividade prática. O projeto potencializou na turma a oralidade, o movimento, a interação, a sociabilidade e as vivências coletivas, destacando ainda a autonomia e a diversidade no brincar.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática.