Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O PATO O presente relatório busca apresentar o desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem que foi adquirido pela minha filha ALICE ALENCAR DOS SANTOS, do Maternal II, da C.M.E.I Luzia Maggi Scheffer durante o projeto “O PATO” sob orientação da professora Maira Mansano. O projeto foi iniciado no mês de maio de 2019 e tinha como finalidade apresentar, em diferentes formatos, a ave em questão. A professora organizou um passeio a um sítio da cidade com a proposta dos alunos conhecerem de fato o animal. Nesse passeio, Alice teve o contato real com o pato e pôde ver todas as características físicas do animal. Através desta atividade, Alice potencializou suas habilidades para aprendizagem sobre O Pato serem efetivadas, isto é, concretizadas. este projeto oportunizou Alice a adquirir novos conhecimentos e desenvolver seus aspectos afetivos, cognitivos, motores e sociais.
Antonia Alencar | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que as crianças expressam ao conhecerem a história?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das expressões das crianças ao conhecerem a história do Pirulito e do Pato.

Objetivos

Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de histórias, reconhecendo nelas os diferentes elementos que a constituem.

Comunidade de Aprendizagem

Elisangela Seguro Lírio

Articulação com o currículo

O cotidiano da turma foi marcado pela expressividade das crianças e, pelas práticas pedagógicas ativas que oportunizaram a construção de aprendizagens significativas. Com o projeto O PATO, as crianças aprenderam sobre onde o pato mora, o que o pato come, quais as cores do pato, do que ele se alimenta e como ele nasce. Com a Comunidade de Aprendizagem reconheceram a vida cotidiana do pato e, se surpreenderam com tudo o que viram ao visitarem a Chácara. O projeto integrou os Campos de Experiências e ofereceu as crianças vivências diferenciadas, principalmente por que a maioria dos pequenos não conhecia o animal antes da atividade prática. O projeto potencializou na turma a oralidade, o movimento, a interação, a sociabilidade e as vivências coletivas, destacando ainda a autonomia e a diversidade no brincar.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL LUZIA MAGGI SCHEFFER

Turma
Maternal II D

Número de alunos
16

Educadores
Maira Ramonieri Mansano Mendonça

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
Elisangela Seguro Lírio

O presente projeto teve como objetivo conhecer o Pato e suas características. As crianças tiveram contato com o mesmo, através de um passeio realizado. Conheceram sua família, as cores, tamanhos, nascimento, sua alimentação, onde vive, músicas, histórias e fizeram a apresentação da música Os Cinco Patinhos. Foi um projeto prazeroso, e teve um resultado satisfatório.

Repercussão na mídia

Com o projeto, os fazeres da turma se tornaram mais dinâmicos e interativos e as crianças passaram a vivenciar experiências e descobertas prazerosas. A professora Maira planejou experiências que tinham como objetivo a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, o protagonismo da criança e do professor, o respeito à cultura da infância e do contexto de onde essas elas estão inseridas. “A escuta da professora e a observação atenta foram aspectos relevantes no cotidiano e ampliaram significativamente as possibilidades de um trabalho focado nos direitos de aprendizagem.