A bola
“ A bola é um brinquedo simples, porém muito usado aqui em casa para diversão e o Natham adora bola e depois do projeto então se apaixonou.
Vive chamando o papai para jogar bola e joga sozinho também a bola na parede, pra cima e já entende o que é jogar.
DAIANE STASIAK SANTANA | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chamou atenção das crianças ao manusearem a caixa de brinquedos?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das crianças manuseando a Caixa de Brinquedos.
Objetivos
Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Comunidade de Aprendizagem
ANA PAULA RAYCKIK (PROFESSORA DE PILATES)
Articulação com o currículo
O conjunto de experiências cotidianas da turma da Professora Keila é marcado pelo desenvolvimento lúdico, interativo e social das crianças e, o principal recurso para a construção das atividades e do processo de socialização dos pequenos é o brincar. Com o brincar, sob óticas variadas e estruturas planejadas as crianças constroem suas relações com o mundo, fazem descobertas, criam situações imaginárias e, se movimentam. O brincar, através da Expedição Investigativa e, de suas marcas coletivas reconheceu A BOLA como tema do projeto, por se constituir entre todos os brinquedos, o de maior aceitabilidade da turma. Com o projeto, as crianças aprenderam sobre as cores, tamanhos e, desenvolveram diferentes movimentos com as bolas. O projeto foi fundamental para as crianças se reconhecerem dentro do grupo, demonstrarem suas necessidades, desenvolverem as potencialidades e respeitarem o outro com as diferenças e similaridades.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa, com a participação de todas as crianças na escolha do tema do projeto, assim como, nas atividades desenvolvidas.