Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Balão O balão é lindo e ele voa lá no altão.
Cecília Campos | aluno(a)
Meu nome é Daiane. Sou mãe da aluna Darlany. Minha filha ama balões e ficou encantada com todas as atividades do projeto, ela canta a música cai cai balão e dança e disse que os balões são para brincar e alegrar as festas. Que tudo fica lindo e colorido.
Ela gosta de participar de todas as atividades e em casa também pede para colocar a música, pintar e brincar com os balões.
MÃE DA DARLANY, DAIANI | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu através da observação das crianças assistindo o vídeo CAI ... CAI BALÃO.

Objetivos

Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

Comunidade de Aprendizagem

Bruna Lima _ TDI

Articulação com o currículo

Com o propósito de trabalhar a exploração do ambiente e, com ela, a dinamização das atividades pedagógicas, a partir das interações e brincadeiras o projeto BALÃO foi realizado com a turma do maternal II. Cada ação do projeto respondeu às expectativas de aprendizagem e desenvolvimento idealizadas pela professora Patrícia e,todas as crianças demonstraram aproximação e encantamento com o tema. De forma integradora, os direitos de aprendizagem foram garantidos e, com materiais diversificados balões de cores, tamanhos, texturas e quantidades variadas foram construídos com a efetiva participação dos pequenos, que muito se empenharam em cada construção, dando vida aos recursos utilizados. O projeto destacou a importância do brincar na educação infantil e, com ele, os vínculos entre adultos e crianças, revelando-se na sensibilidade da educadora ao reconhecer o conjunto de experiências que caracterizam o currículo.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática e participativa, contando com a efetiva expressão das crianças na escolha do tema.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL LUZIA MAGGI SCHEFFER

Turma
Maternal II C

Número de alunos
23

Educadores
PATRÍCIA MANSANO ORNEL

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
Elisangela Seguro Lírio

Desenvolver o projeto na metodologia do Programa A União Faz a Vida com as crianças é uma experiência enriquecedora para todos que fazem parte do processo. As crianças são protagonistas nas atividades, onde elas direcionam o caminho a percorrer. Como professora, preciso ter um olhar sensível para esses sinais. Como profissional, é gratificante fazer parte desse programa aonde todos aprendem de forma lúdica e prazerosa.

Repercussão na mídia

O trabalho cotidiano com as crianças e a tarefa de ensinar, de promover condições para as aprendizagens é complexo e requer muita sensibilidade. Nessa tarefa, é preciso possibilitar e garantir o acesso das crianças aos saberes por meio de ações pedagógicas coletivas considerando suas necessidades, potencialidades, interesses, habilidades. A escola, no conjunto de seus profissionais, tem como função elaborar, reelaborar e ampliar os saberes trazidos pelas crianças, constituir-se como espaço privilegiado para a apropriação do conhecimento já produzido pela humanidade e para a produção de novos conhecimentos. A escola, quando atua com sensibilidade e reconhece que as crianças são sujeitos de direitos e de competências vivencia práticas exitosas e, com elas o envolvimento da família. Assim, as experiências de nossa escola são construídas e com a metodologia do Programa A União Faz a Vida, todos nós aprendemos uns com os outros.