MÚSICA
“ “Eu gostei do passeio de ônibus, e de cantar as musiquinhas no ônibus.” (Murillo)
“Eu gostei da atividade da casinha, de ser a bruxa.” (Maria Eduarda)
“Gostei de brincar de borboletinha.” (Heitor)
Murillo, Maria Eduarda e Heitor | aluno(a)
“ “Na construção do instrumento musical foi incrível, pois foi feito pela escolha da minha filha, que quis um chocalho. Eu reciclei e fiz ensinando a arte da música e o poder da reciclagem para não poluir o ambiente, e salvar o planeta. Eu vejo que minha filha se desenvolveu sim, tem uma memória melhor para gravar músicas, ela já gostava de música e hoje com esse incentivo gosta mais, e está até me pedindo um violão. Muito obrigada às professoras que cuidam da minha filha e incentivam-na na arte, que é um mundo que nos traz muita alegria”.
Elisiane da S. Mass | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos cantar a Música A LOJA DO MESTRE ANDRÉ?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da música A LOJA DO MESTRE ANDRÉ.
Objetivos
Expressar-se por meio de linguagens como desenho, música, movimento corporal e dramatização.
Comunidade de Aprendizagem
Gabriel Estevão Maciel da Cruz – Instrumento Violão
Matheus Rufino da Silva – Instrumento Sax Reto
Álvaro Brito - Professor da Escola de Música do CEPEC
Articulação com o currículo
O cotidiano da turma é marcado pelo brincar e, obviamente que este é permeado pela intencionalidade da professora. O brincar é alimentado como estratégia pedagógica e, oferece para a dinâmica social da turma elementos das diferentes manifestações culturais. O brincar e o interagir são estruturas sociais que potencializam as linguagens e, no contexto da turma da professora Receli contribuiu significativamente para transformar um propósito pedagógico em um lindo projeto que envolveu as crianças, a escola, as famílias e a comunidade como um todo. As crianças aprenderam sobre músicas e, com elas sobre a vida dos profissionais que trabalham com a arte musical. Conheceram diferentes instrumentos musicais e interagiram com a comunidade, reconhecendo nas experiências da comunidade de aprendizagem a diversidade presente no universo da musicalidade. Com o projeto os sons, não-sons e ruídos que são explorados e operados pelos meninos e meninas a fim de se desenvolverem foram trabalhados.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática, envolvendo todas as crianças na decisão do tema do projeto e na construção de todas as etapas da homologia de processos.
Repercussão na mídia
“Observamos que o projeto música ampliou de forma socializadora nas crianças o desenvolvimento da linguagem oral, visual e corporal, além de criar condições para que as elas possam entender a música como fonte prazerosa de conhecimento, trouxe prazer, alegria, estimulo a criatividade, o movimento, a percepção, a coordenação e o convívio social das mesmas com os parceiros, além de sensibilizá-las pelo gosto musical”.
A criança deve: perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir e, neste sentido, o projeto privilegiou o desenvolvimento das crianças, onde as atividades propiciaram um ambiente alegre e significativo para que as crianças tivessem a oportunidade de amadurecer suas potencialidades intelectuais e sociais.