GALINHA
“ “Ao perguntar para o aluno o que ele aprendeu com o nosso projeto a 'galinha', ele me disse que as galinhas, são bonitinhas, que não precisamos ter medo delas, e que elas botam ovos, e que no sítio tem muitas galinhas, e muitos outros animais, que o passeio foi muito divertido”.
GUILHERME SACCHO DE MATOS | aluno(a)
“ “Guilherme chegou a casa falando sobre o passeio, que foi no sítio, viu as galinhas e pintinhos, e que elas comem ração, milho e bichinhos. E que as galinhas botam ovos, também viu o touro valentão, as ovelhas, o cachorro e foi muito divertido”.
ANA MARIA SACCHO | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao conhecerem os diferentes elementos no vídeo?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das crianças assistindo o vídeo O GALO E A GALINHA.
Objetivos
Identificar elementos presentes em um contexto, nominando-os e representando-os através de diferentes registros.
Comunidade de Aprendizagem
LUCIMAR FOLES VERAS
Articulação com o currículo
As estratégias que integram a realidade da turma fortalecem a aproximação entre os Campos de Experiências e, com isso, a aprendizagem significativa e espontânea das crianças. Assim, o projeto GALINHA, construído pelo protagonismo da turma e mediado pela professora Lucineide foi um sucesso, possibilitando o conhecimento das características físicas como locomoção, habitat, tamanho, cor, bico, pena e as necessidades vitais do animal investigado. As crianças, no contato com a vida cotidiana da galinha aprenderam sobre a alimentação, evidenciando interesse no tema como culinária.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática.