O pirulito
“ “Eu gosto muito de pirulito, e da música do pirulito que bate-bate. Mas a gente não pode comer muito doce porque deixa a boca com bichinho que come os dentes”.
Natã Santana de Souza | aluno(a)
“ “Em conversa com minha filha Laura pôde observar que a mesma aprendeu muito com esse projeto, a mesma relatou p mim que não pode comer doces todos os dias porque faz mal e da “verme” na barriga. E que o pirulito é muito gostoso, mas só pode comer nos finais de semana”.
Caroline P. Rodrigues | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo musical?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das crianças assistindo o vídeo MEU PEZINHO.
Objetivos
Desenvolver confiança em si, em seus pares e nos adultos em situação de interação.
Comunidade de Aprendizagem
Valeria Matiussi – Nutricionista
Articulação com o currículo
As atividades integradoras desenvolvidas cotidianamente na turma permitiram a exploração natural das crianças e, com elas, muitas possibilidades de aprendizagens. As ações da professora, obviamente foram enriquecedoras e sensíveis, localizando nas expressões das crianças os aspectos que marcaram a expedição, dentre eles, o interesse por alguns elementos. Nas atividades de exploração da expedição investigativa, o registro através de desenhos e a roda de conversa foram estratégias de entrega das crianças e, com elas, do reconhecimento de que o interesse da turma era o pirulito, ficando este o tema do projeto. No projeto, os saberes relacionados aos índices inicial e formativo foram registrados pela professora e, junto a comunidade de aprendizagem dinamizadas as questões refletidas pela turma. Com o projeto os Campos de Experiência foram trabalhados e os direitos de aprendizagem garantidos, repercutindo na mudança de hábitos alimentares das crianças.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática entre todas as crianças da turma.