Família
“ “Gostei de brincar com a mamãe e o papai aqui na escola”.( Paulo)
“Gostei de brincar com a mãe e o pai do Paulo”. (Isadora)
“Meu pai achou um tesouro lá na areia”! (Heloisa)
“Minha mãe fez carrinho comigo”. (Artur)
“A gente fez roda cutia”. (Elisa)
“Eu gostei que minha mamãe veio e eu também gostei de brincar com o papai e a mamãe do Paulo e também de achar os tesouros” (Isadora)
Paulo, Isadora, Heloisa, Elisa, Artur | aluno(a)
“ “... a árvore com as fotos dos alunos com as famílias, achei maravilhoso pois o aluno tem um meio de sentir seus pais ao lado deles...”
Dalilla Vanessa | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao reconhecerem as imagens no mural temático?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das crianças explorando o mural temático.
Objetivos
Reconhecer os integrantes da família nas diversas situações do cotidiano.
Comunidade de Aprendizagem
Mirlândia Costa Paim
Articulação com o currículo
O cotidiano da turma é fortalecido por práticas e experiências estéticas de linguagem, marcadas pela espontaneidade, sensibilidade e trocas entre os pequenos. Cada ação que didaticamente integra a realidade da turma é desenvolvida de forma lúdica com a efetiva participação dos pequenos e, foi em função dos retratos e expressões das crianças que a intencionalidade pedagógica marcou o processo. Com o projeto FAMÍLIA, as crianças desenvolveram o reconhecimento de si, do outro e do mundo, ampliando o contato com os espaços e com os adultos e crianças que integram a instituição. A turma participou de momentos com seus familiares e, o envolvimento dos pais no cotidiano das experiências pedagógicas destacou o quanto as atividades na escola são potentes e fecundas. Com o projeto, os campos de experiências conversaram e, os direitos de aprendizagem se consolidaram, marcando a relação família/escola como uma construção social dinâmica e amistosa.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa.