Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

BANANA Meu nome é Adriana, sou mãe da aluna Ana Laura Lopes Araújo.
A banana sempre foi uma fruta preferida dos meus filhos, e depois que a professora Nair começou a trabalhar o projeto “A banana” intensificou ainda mais o gosto pela fruta.
Ela tem me pedido para fazer receitas com a fruta, como vitamina, bolos e diz que banana é saudável.
Aprendeu que a bananeira não planta da semente e sim a uma mudinha.
Acho superimportante projeto como esse para aprimorar o conhecimento das crianças.
Adriana Lopes Araújo | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das crianças assistindo o vídeo Rei da Floresta.

Objetivos

Identificar os elementos presentes em um contexto de observação, escuta, fala, exposição e exploração.

Comunidade de Aprendizagem

Nutricionista Valéria Cristina Matiussi

Articulação com o currículo

O cotidiano da turma da professora Nair agrega diversas atividades que estimulam a convivência, a oralidade e a produção das crianças. Um dos exemplos desta construção significativa de experiências ocorreu no processo pedagógico desenvolvido com a homologia do PUFV, onde crianças e professora construíram sentidos nas atividades integradoras. O projeto, com o tema BANANA, possibilitou vivências incríveis, mobilizando as famílias e a comunidade de aprendizagem e, com isso, os direitos de desenvolvimento infantil foram garantidos. Muitas foram as descobertas e ações dinâmicas e, a principal observação foi de que a fruta passou a fazer parte da alimentação diária dos pequenos. Aprenderam sobre os tipos de bananas, fizeram receitas e, com a nutricionista conheceram os diferentes tipos e seus benefícios para a saúde. Visitaram uma chácara e visualizaram uma plantação de bananas, o que muito alegrou a turma.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu através de um processo democrático, onde todas as crianças foram envolvidas na escolha do tema do projeto, assim como nas atividades realizadas.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “NIBELE VEFAGO”

Turma
MATERNAL III A

Número de alunos
16

Educadores
PROF: NAIR NUNES TEIXEIRA DE BARROS
TDIs:
NAIR PEREIRA DE OLIVEIRA
JOELMA CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
LUCIMAR FOLES VERAS
MARIA JOSÉ FELISBINO DA SILVA

Foi muito prazeroso desenvolver esse projeto, ver as crianças participando fazendo perguntas, demonstrando interesse ao projeto. As crianças demonstraram-se interessadas e muito curiosas a cada atividade desenvolvida. A cada dia queriam saber mais sobre o projeto. Contudo, houve mudanças na alimentação tanto em casa como no CMEI, pois muitas crianças não gostavam da fruta banana e, ao trabalhar o projeto, passaram a gostar.
“Acredito que quando há mudanças no comportamento das crianças o projeto é um aliado importante para que haja uma aprendizagem significativa”.
Encerro esse projeto com a certeza que os objetivos foram alcançados.

Repercussão na mídia

As crianças aprenderam como plantar um pé de bananeira e que ela necessita de água e terra para crescer. Também aprenderam que através da bananeira nascerá um lindo cacho de banana, onde a banana nascerá verde e logo ficará amarela e madura, que a fruta é rica em vitaminas podendo comê-las, pois é muito saudável para o nosso corpo.
Foram desenvolvidas várias atividades como: rodas de conversa, palestras, degustação de bananas e salada de frutas, visita para conhecer uma plantação de bananeiras, caderno de receitas envolvendo a família. Também plantamos um pé de bananeira no CMEI “Nibele Vefago”, onde cada dia uma criança iria molhar, entre outras atividades. As crianças se envolveram de forma prazerosa neste projeto.
Esse projeto foi um sucesso, onde houve depoimentos de algumas mães e crianças. (Professora Nair)
O projeto foi interessante, despertou o gosto, pois o Miguel não gostava de banana. Desde quando começou o projeto ele passou a comer banana em casa.
(Thais Garcia_ Mãe)