Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Peixe O Israel disse: - “O peixe mora na água”.
O Lucas disse assim: - “O peixinho pulou dentro do barquinho”.
O Pedro Gael também argumentou: - “O peixe vive na água e brinca com os amiguinhos”.
Maria Cecília falou: - “O peixinho é pequeno”.
O Erick Emanuel disse:- “Se o peixinho sair da água ele morre”.
Israel, lucas, Pedro Gael, Maria Cecília e Erick Gabriel | aluno(a)
“Sou mãe do Lucas, e diante da oportunidade gostaria de externar o meu agradecimento pela construção do projeto “Peixe” pois proporcionou uma dinâmica maior dentro da sala de aula e também em casa. Meu filho ao chegar tem mostrado pra mamãe o que acontece, o que trabalhou junto aos seus coleguinhas e professoras, músicas que aprendeu com os mesmos. E com essa interação tenho notado uma melhora no desenvolvimento de sua fala. Enfim, todo projeto que se envolve professores, alunos e pais têm grandes resultados positivos. Pois, trabalhando juntos, contribuímos nesse processo de desenvolvimento dessas crianças tornando-as melhores para o futuro.”
Aline Souza Santos | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao conhecerem a História BARQUINHO DE PAPEL?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da observação do que chamou atenção das crianças ao conhecerem a História BARQUINHO DE PAPEL.

Objetivos

Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Comunidade de Aprendizagem

SELIANE DJANIRA MOREIRA

Articulação com o currículo

As práticas pedagógicas desenvolvidas pela Professora Romilda permitem o protagonismo das crianças e, com isso, a autonomia para a realização de diferentes experiências. Várias estratégias foram contempladas nos campos de experiências e, com elas, os direitos de aprendizagem garantidos, oportunizando o contato das crianças com saberes significativos. As crianças aprenderam sobre a vida dos peixes, sobre suas cores, tamanhos, alimentação e aspectos que os caracterizam como animais aquáticos. Ficaram maravilhados com o passeio realizado na loja PROVET e com os peixinhos que viram no aquário, demonstrando interesse e encanto pelo tema que democraticamente escolheram após exploração do território de investigação.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática e participativa, onde todas as crianças opinaram na escolha do tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “NIBELE VEFAGO”

Turma
MATERNAL I I D

Número de alunos
18

Educadores
ROMILDA GERÔNIMO DA SILVA

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
LUCIMAR FOLES VERAS
MARIA JOSÉ FELISBINO DA SILVA
TDI: SELIANE DJANIRA MOREIRA

“Peixe” é o tema do projeto, escolhido pelas crianças que formam a turma do maternal II “D”. Como professora, posso afirmar que foi maravilhoso desenvolver junto às crianças e os demais envolvidos as dinâmicas que o projeto nos proporcionou. Pois brincamos, interagimos, vivenciamos novas experiências, aprendemos uns com os outros, descobrimos novos saberes, crescemos em aprendizagem e compartilhamos conhecimentos. Enfim, só tenho a agradecer a todos que de maneira direta ou indireta tem contribuído com este momento ímpar da educação de nossas crianças. Só gratidão ao Programa A União Faz a Vida!

Repercussão na mídia

O projeto “Peixe” foi realizado juntamente com a turma do maternal II “D”, do CMEI “Nibele Vefago”. Foi desenvolvido com muito carinho, responsabilidade e comprometimento pelas pessoas envolvidas. Entre elas, a professora Romilda (TDI), Seliane, as famílias, as supervisoras do CMEI e as crianças, as verdadeiras protagonistas deste trabalho.
O projeto tem proporcionado às nossas crianças um aprendizado significativo, sendo notável através do progresso das mesmas em relação a vários aspectos cognitivos como interações e brincadeiras entre as crianças da mesma faixa etária e com adultos ao realizar atividades propostas do projeto “Peixe”. Ao conhecer os peixinhos no aquário na loja PROVET, despertou intensa imaginação. Pois diziam estar vendo até tubarão. Nas rodas de conversas organizadas na sala de aula, eles relatam que os peixes vivem na água. E se saíram da água os mesmos morrem. Aprenderam também que há peixes de várias cores e de tamanhos diferentes.