Peixe
“ O Israel disse: - “O peixe mora na água”.
O Lucas disse assim: - “O peixinho pulou dentro do barquinho”.
O Pedro Gael também argumentou: - “O peixe vive na água e brinca com os amiguinhos”.
Maria Cecília falou: - “O peixinho é pequeno”.
O Erick Emanuel disse:- “Se o peixinho sair da água ele morre”.
Israel, lucas, Pedro Gael, Maria Cecília e Erick Gabriel | aluno(a)
“ “Sou mãe do Lucas, e diante da oportunidade gostaria de externar o meu agradecimento pela construção do projeto “Peixe” pois proporcionou uma dinâmica maior dentro da sala de aula e também em casa. Meu filho ao chegar tem mostrado pra mamãe o que acontece, o que trabalhou junto aos seus coleguinhas e professoras, músicas que aprendeu com os mesmos. E com essa interação tenho notado uma melhora no desenvolvimento de sua fala. Enfim, todo projeto que se envolve professores, alunos e pais têm grandes resultados positivos. Pois, trabalhando juntos, contribuímos nesse processo de desenvolvimento dessas crianças tornando-as melhores para o futuro.”
Aline Souza Santos | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao conhecerem a História BARQUINHO DE PAPEL?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação do que chamou atenção das crianças ao conhecerem a História BARQUINHO DE PAPEL.
Objetivos
Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Comunidade de Aprendizagem
SELIANE DJANIRA MOREIRA
Articulação com o currículo
As práticas pedagógicas desenvolvidas pela Professora Romilda permitem o protagonismo das crianças e, com isso, a autonomia para a realização de diferentes experiências. Várias estratégias foram contempladas nos campos de experiências e, com elas, os direitos de aprendizagem garantidos, oportunizando o contato das crianças com saberes significativos. As crianças aprenderam sobre a vida dos peixes, sobre suas cores, tamanhos, alimentação e aspectos que os caracterizam como animais aquáticos. Ficaram maravilhados com o passeio realizado na loja PROVET e com os peixinhos que viram no aquário, demonstrando interesse e encanto pelo tema que democraticamente escolheram após exploração do território de investigação.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática e participativa, onde todas as crianças opinaram na escolha do tema do projeto.