O pintinho
“ Vou levar meu pintinho pequenininho lá para o meu vô achar a mãe dele. Eu gostei mais do pintinho de massinha.
Pedro Augusto Nunes Palmeira | aluno(a)
“ Achei um trabalho muito interessante. Tivemos a oportunidade de acompanhar o nosso pequeno Pedro Augusto, fazendo um trabalho de escola que envolveu a família. Muito bom ver a curiosidade e imaginação dele ao confeccionarmos um pintinho de material reciclável e de estar trazendo diariamente para casa os trabalhinhos feitos com a turma da escola, cada dia um pintinho diferente e um cuidado diferente, o único que não sobreviveu por muito tempo, foi o feito de balão, ficou triste quando estourou, mas logo passou. Acredito que para eles, o melhor de todos, foi trazer um pintinho real para casa alegria sem fim. Que venha mais trabalhos para despertar ainda mais a curiosidade e criatividade desses pequenos.
Beatriz Nunes | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao visitarem a Chácara?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da observação do que chamou atenção das crianças ao realizarem o passeio na Chácara do SEU CELITO BEM.
Objetivos
Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
Comunidade de Aprendizagem
Celito Bem
Articulação com o currículo
O cotidiano da turma é marcado por experiências prazerosas, onde o imaginário, a interação e a brincadeira, são as marcas caracterizadas no desenvolvimento individual e coletivo. Com o projeto, estes três elementos se entrelaçaram e as crianças se encantaram com o que viram e aprenderam. Questões como: Onde o pintinho mora? O que ele gosta de comer? Como ele dorme? Ele tem família? Ele gosta de brincar? O pintinho pode passear sozinho? Como é a vida dele? Tem pintinho de todas as cores? Com quem o pintinho vive? ...tornaram as ações ainda mais dinâmicas e prazerosas para os pequenos, permitindo-os a ampliação das relações interpessoais, o desenvolvendo de atitudes de participação e colaboração.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática, onde todas as crianças foram ativas na escolha do tema.