Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O pintinho Vou levar meu pintinho pequenininho lá para o meu vô achar a mãe dele. Eu gostei mais do pintinho de massinha.
Pedro Augusto Nunes Palmeira | aluno(a)
Achei um trabalho muito interessante. Tivemos a oportunidade de acompanhar o nosso pequeno Pedro Augusto, fazendo um trabalho de escola que envolveu a família. Muito bom ver a curiosidade e imaginação dele ao confeccionarmos um pintinho de material reciclável e de estar trazendo diariamente para casa os trabalhinhos feitos com a turma da escola, cada dia um pintinho diferente e um cuidado diferente, o único que não sobreviveu por muito tempo, foi o feito de balão, ficou triste quando estourou, mas logo passou. Acredito que para eles, o melhor de todos, foi trazer um pintinho real para casa alegria sem fim. Que venha mais trabalhos para despertar ainda mais a curiosidade e criatividade desses pequenos.
Beatriz Nunes | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao visitarem a Chácara?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da observação do que chamou atenção das crianças ao realizarem o passeio na Chácara do SEU CELITO BEM.

Objetivos

Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

Comunidade de Aprendizagem

Celito Bem

Articulação com o currículo

O cotidiano da turma é marcado por experiências prazerosas, onde o imaginário, a interação e a brincadeira, são as marcas caracterizadas no desenvolvimento individual e coletivo. Com o projeto, estes três elementos se entrelaçaram e as crianças se encantaram com o que viram e aprenderam. Questões como: Onde o pintinho mora? O que ele gosta de comer? Como ele dorme? Ele tem família? Ele gosta de brincar? O pintinho pode passear sozinho? Como é a vida dele? Tem pintinho de todas as cores? Com quem o pintinho vive? ...tornaram as ações ainda mais dinâmicas e prazerosas para os pequenos, permitindo-os a ampliação das relações interpessoais, o desenvolvendo de atitudes de participação e colaboração.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática, onde todas as crianças foram ativas na escolha do tema.

Ficha Técnica
Escola
CEMEI CRESCER E APRENDER

Diretor
Kessy Madira Haslling

Turma
MAT II C

Número de alunos
13

Educadores
Jorcileny Matias Rodrigues Sangalli

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Neusa Alves da Silva

Assessoria Pedagógica
JUSSARA CRISTINA MAYER CERON
Iniciamos o projeto com o passeio na chácara do senhor Celito Bem, onde fomos bem recebidos, os alunos observaram de tudo desde as árvores frutíferas e os animais. Chegando à escola fizemos uma roda de conversa, onde contaram sobre o que mais gostaram no passeio, desenharam e confeccionaram cartaz sobre, foi daí que escolheram o tema. Os alunos usavam o faz de conta para representar a mamãe galinha, o papai galo e o filhinho pintinho. A imitação foi fantástica, aprendemos muito, realizando atividades com pintura, dobradura, quebra-cabeça e outros, pois o conhecimento é mútuo.
Jorcileny Matias Rodrigues Sangalli | Professor(a)