Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Flores GOSTEI DE PLANTAR A FLOR QUE MINHA MÃE MANDOU JUNTO COM A PROFESSORA E MEU AMIGUINHO JOÃO. (Mariana)
GOSTEI DE PLANTAR A FLOR JUNTO COM A PROFESSORA E OS COLEGUINHAS. (Anna Sophia)
Mariana e Anna Sophia | aluno(a)
O projeto proporcionou para as crianças uma prática prazerosa de cuidar e cultivar as flores,oportunizando a socialização e a sensibilidade com o meio ambiente. O projeto transformou o espaço escolar, deixando-o harmonioso, aconchegante e belo.
ALINE PRETTO RODRIGUES WITTER | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao conhecerem a história?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da História Bom Dia Todas as Cores.

Objetivos

Identificar os elementos que fazem parte do ambiente, reconhecendo-os em seus caracteres visuais, nomeando-os diante das experiências cotidianas.

Comunidade de Aprendizagem

NEUSA ALVES DA SILVA

Articulação com o currículo

As experiências que edificaram a turma da Professora Fabiana são reveladoras de sensibilidade e, compromisso pedagógico. Cada atividade planejada e, desenvolvida, conversou com os direitos de aprendizagem e, todas as crianças interagiram, brincaram e expressaram o envolvimento e o encantamento pelo que foi proporcionado. Com o projeto FLORES, as crianças aprenderam como são plantadas as flores, o que é preciso fazer cotidianamente para ter flores em casa, na escola e na cidade. Aprenderam sobre os tipos de flores, e, com elas as cores, formas e perfumes. O projeto contribuiu também para a diferenciação do ambiente da escola, tornando-o mais belo e assim, incentivou as famílias das crianças a cuidarem de seus lares, plantando flores nos jardins e espaços possíveis.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa. Todas as crianças se envolveram nas marcas da expedição e, democraticamente o tema do projeto foi escolhido.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRESCER E APRENDER

Diretor
KESSY MADIRA HASLINGER

Turma
MAT II C

Número de alunos
14

Educadores
FABIANA DE SÁ RESENDE

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
NEUSA ALVES DA SILVA

Assessoria Pedagógica
JUSSARA CRISTINA MAYER CERON
FOI MUITO BOM TRABALHAR COM ESTE PROJETO, AS CRIANÇAS PARTICIPARAM COM ENTUSIASMO DAS ATIVIDADES E DESPERTARAM O INTERESSE E CUIDADO POR FLORES E PEQUENOS ANIMAIS (BORBOLETA, LARGATIXA, PASSARINHO). APRENDI QUE PARA REALIZAR UMA BOA EXPEDIÇÃO NÃO É EXATAMENTE NECESSÁRIO SAIR ESCOLA, BASTA APENAS MUDAR NOSSO OLHAR PARA O AMBIENTE ONDE ESTAMOS E VALORIZÁ-LO, ESTIMULAR AS CRIANÇAS NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO E OS RESULTADOS NOS IMPRESSIONAM.
FABIANA DE SÁ RESENDE | Professor(a)