MÃOS
“ Nossas mãos são poder; a gente brinca, come...
Samara Marques de Sousa | aluno(a)
“ Sophia gostou muito o projeto das mãos, fizemos alguns animais em casa usando tinta na palma da mão, achou divertido a atividade com os balões e chegou em casa contando que o pai do coleguinha Arthur cantou a música Borboletinha tocando violão, contou como foi o passo a passo de fazer o bolo com a professora. Se divertiu e aprendeu bastante.
Djéssica Hernandes dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo musical?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através do Vídeo Musical Mãos Coloridas.
Objetivos
Fazer uso de suas possibilidades corporais (mãos), ao se envolver em brincadeiras e atividades
de diferentes naturezas.
Comunidade de Aprendizagem
NEUSA ALVES DA SILVA
Articulação com o currículo
As práticas cotidianas desenvolvidas com as crianças e mediadas pela professora Camila são dinâmicas e interativas. Cada ação pedagógica leva em conta o desenvolvimento do grupo e, o ritmo de cada criança, estabelecendo um diálogo com os valores e princípios da cooperação e cidadania e com a construção do imaginário social e autonomia dos pequenos. Com olhar atento às necessidades e peculiaridades da turma, a professora potencializou o projeto a partir de um vídeo musical e, dos vários elementos, o que mais chamou atenção das crianças foram as Mãos. Com o tema democraticamente escolhido os índices foram construídos e então a criatividade, a inventividade, o movimento e o protagonismo deram vida aos Campos de Experiências, com ênfase nas vivências éticas, estéticas e lúdicas, nas quais a exploração do espaço com o corpo e as diferentes formas de movimentos representaram o cotidiano do Maternal III e, neste sentido garantiram aprendizagens significativas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática.