CACHORRO
“ “O cachorro faz au... au... “( FELIPE MUNIZ)
“Não bate nele”. (JÚLIA MUNIZ)
FELIPE MUNIZ E JÚLIA MUNIZ | aluno(a)
“ “Quando vamos para a casa da vovó Júlia e Felipe (gêmeos) amam brincar com os cachorrinhos e animais que lá estão, querem cuidar deles e não mais bater como faziam antes e isso foi possível através do projeto desenvolvido na escola”.
JOSIANE CARVALHO | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao conhecerem o vídeo do seu Lobato?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das crianças assistindo o vídeo do seu Lobato.
Objetivos
Demonstrar sentimentos de afeição pelos personagens com os quais interage.
Comunidade de Aprendizagem
LUCIMAR FOLES VERAS
MARIA JOSÉ FELISBINO DA SILVA
Articulação com o currículo
Com base no trabalho intencional, vinculado ao Campo de Experiência CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS, o projeto foi realizado com reconhecimento das marcas produzidas pelos bebes quando inseridos nos cuidados, na escuta, na atenção e num cenário rico de possibilidades. Assim, a articulação curricular, ocorrida no cotidiano da turma, refletiram o compromisso da docente Edilucia em proporcionar vivências significativas para as crianças e, com elas, ampliar o repertório atitudinal e social dos pequenos. O projeto respeitou as singularidades de cada criança e produziu diversas demonstrações pela turma. Todo esse movimento culminou em ações coletivas de imitação, gesticulação, sonoridades, movimentações e o interesse pelo contato com o animal escolhido. De forma participativa e protagonística, as crianças se envolveram nas ações cotidianas aprendendo sobre a vida do cachorro.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática, sendo o principal instrumento para validação da escolha do tema a observação atenta da professora e a leitura apreciativa das marcas produzidas nos registros das crianças.