CACHORRO
                                                                	“ “O cachorro faz au...  au... “( FELIPE MUNIZ)
“Não bate nele”. (JÚLIA MUNIZ)                                    
                                     FELIPE MUNIZ E JÚLIA MUNIZ | aluno(a) 
                                                                	“ “Quando vamos para a casa da vovó Júlia e Felipe (gêmeos) amam brincar com os cachorrinhos e animais que lá estão, querem cuidar deles e não mais bater como faziam antes e isso foi possível através do projeto desenvolvido na escola”.                                    
                                     JOSIANE CARVALHO | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao conhecerem o vídeo do seu Lobato?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das crianças assistindo o vídeo do seu Lobato. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Demonstrar sentimentos de afeição pelos personagens com os quais interage. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 LUCIMAR FOLES VERAS
MARIA JOSÉ FELISBINO DA SILVA 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Com base no trabalho intencional, vinculado ao Campo de Experiência CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS, o projeto foi realizado com reconhecimento das marcas produzidas pelos bebes quando inseridos nos cuidados, na escuta, na atenção e num cenário rico de possibilidades. Assim, a articulação curricular, ocorrida no cotidiano da turma, refletiram o compromisso da docente Edilucia em proporcionar vivências significativas para as crianças e, com elas, ampliar o repertório atitudinal e social dos pequenos. O projeto respeitou as singularidades de cada criança e produziu diversas demonstrações pela turma. Todo esse movimento culminou em ações coletivas de imitação, gesticulação, sonoridades, movimentações e o interesse pelo contato com o animal escolhido. De forma participativa e protagonística, as crianças se envolveram nas ações cotidianas aprendendo sobre a vida do cachorro. 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 O processo assemblear ocorreu de forma democrática, sendo o principal instrumento para validação da escolha do tema a observação atenta da professora e a leitura apreciativa das marcas produzidas nos registros das crianças.