Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A BONECA DE LATA “A boneca de lata dormiu na minha casa e meu pai me ajudou a arrumar ela”.
Sara Gabrielly | aluno(a)
“A Sara Gabrielly não interagia e não se socializava. Bem pouco se comunicava e hoje ela apresenta mais facilidade para falar as partes do corpo e também cantar as musiquinhas da boneca de lata e outras mais. Fico muito grata por ver minha filha tão envolvida.”
Polliane Silva | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao conhecerem o vídeo?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das crianças assistindo o vídeo BONECO DE LATA.

Objetivos

Desenvolver confiança em si, em seus pares e nos adultos em situação de interação.

Comunidade de Aprendizagem

ILZA THOMAZ

Articulação com o currículo

Considerando o coletivo da turma, as características em comum, por estarem na mesma faixa etária, e as especificidades de cada criança como indivíduo que se constitui pelas experiências significativas em que se envolve e pelos ambientes em que estão inseridos, o projeto foi potencializado. A partir do contato das crianças com a musicalidade, o corpo e os gestos foram se transformando e o universo social da turma se tornou expressivo e comunicativo. As crianças, com sensibilidades diferentes, integraram as ações coletivas e desenvolveram habilidades pessoais, impulsionadas pelo projeto A BONECA DE LATA. Coletivamente, vivenciaram variadas situações e, com elas, a interação, a brincadeira, a convivência e, o reconhecimento das partes do corpo, comunicando-as com facilidade através do uso de suas nomenclaturas. O projeto fomentou a integração entre os pares, o interesse pela música, o estabelecimento de vínculos de forma significativa, visitando as casas das crianças.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa e todas as expressões das crianças foram contempladas na escolha do tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NIBELE VEFAGO

Turma
MATERNAL II C

Número de alunos
16

Educadores
EDILUCIA NERI DA SILVA

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
TDI: ILZA THOMAZ
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: LUCIMAR FOLES VERAS
E MARIA JOSÉ FELISBINO DA SILVA

“O projeto 'A boneca de lata' trouxe para todos nós muitos sorrisos e aprendizados, pois nos divertimos com músicas em torno do tema. Em relação a conhecimento sobre as partes do corpo, as crianças demonstraram grande interesse e participaram contagiando os pais.”