Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Gato EU GOSTEI DE OUVIR A HISTÓRIA DA CASA FEIA, DAS PINTURAS, DOBRADURAS, MÁSCARAS, COLAGEM, DE ESCREVER, DE FAZER BOLO, TIRAMOS MUITAS FOTOS, O PROFESSOR JHON FALOU SOBRE O GATO E SEUS PARENTES. EU GOSTEI E APRENDI MUITAS COISAS.
ANA CLARA LANDGRAF DE OLIVEIRA | aluno(a)
NA DATA DO DIA 06 DE AGOSTO, FUI CONVIDADA A ESTAR NA SALA DE AULA DO 1º ANO "C" VESPERTINO. NA OPORTUNIDADE FOI ME APRESENTADO TODO O PROJETO "O GATO", ONDE AS CRIANÇAS FIZERAM JUNTAMENTE COM A PROFESSORA ELAINE.
ACHEI O PROJETO MUITO BOM, NA HORA DA APRESENTAÇÃO ME DESPERTOU A CURIOSIDADE SOBRE AS PINTURAS, AS DOBRADURAS E OS DESENHOS DE CADA CRIANÇA, PERCEBI QUE AS CRIANÇAS SE ENVOLVERAM COMO UM TODO NO PROJETO. ACHEI O TRABALHO CRIATIVO E MUITO INTERATIVO.
GRACIELI DOS SANTOS MARQUES | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história e observar tudo o que tem nela?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada com a História CASA FEIA.

Objetivos

Identificar os elementos presentes em uma narrativa, nomeando-os e escrevendo-os em diferentes situações e dispositivos.

Comunidade de Aprendizagem

JHON KLEITON NATAL GONÇALVES
BACHAREL LICENCIADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Articulação com o currículo

O cotidiano da turma é marcado pela criatividade, pelo protagonismo e ludicidade. Todos os elementos do Currículo dialogam e as experiências olham para o processo de alfabetização e letramento e, por isso, o projeto foi potencializado a partir de uma história. Com a metodologia, o projeto foi dinamizado, permitindo que o imaginário social da turma tivesse espaço e garantisse os direitos relacionados a leitura, escrita e interpretação. Com estes direitos, as noções de tempo e espaço foram aprofundadas e a caracterização dos elementos vivos e não vivos foram reconhecidas pelas crianças. Com o tema Gato, escolhido democraticamente, as vivências se tornaram integradoras e as crianças se sentiram respeitadas. Logo que escolheram o tema, registraram o Índice Inicial e em seguida, o Índice Formativo, e neste perguntaram:
O gato tem parente?
Como o gato sobrevive?
Por que o gato mia muito?
Por que o gato tem unhas grandes?
Por que o gato dorme tanto?
Estas questões nortearam o fazer pedagógico.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática, onde todas as crianças votaram no tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA

Turma
1º ANO C VESPERTINO

Número de alunos
15

Educadores
ELAINE MARIA SOUZA SANTOS VIANA BARBOZA

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Marilândia

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA MARILANDIA

Apoiadores
Meire Teresinha Shimizu Benoci

QUERO PARABENIZAR O PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA QUE VEIO PARA NOS AJUDAR A DESENVOLVER MÉTODOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE FORMA OBJETIVA E INTERATIVA. COM UMA LINGUAGEM ADEQUADA PARA A TURMA, COM NOVAS ESTRATÉGIAS PARA APRIMORARMOS O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. TRABALHEI O TEMA “GATO” E PERCEBI QUE TRABALHAR DESSA FORMA FOI GRATIFICANTE, POIS AS ATIVIDADES SE TORNARAM MAIS FÁCEIS. OBSERVEI QUE A PALESTRA DEIXOU OS ALUNOS MARAVILHADOS PELO ASSUNTO. O PROFESSOR JHON CONTRIBUIU E MUITO NO APRENDIZADO DOS ALUNOS. FALOU UMA LINGUAGEM ADEQUADA PARA A TURMA, COM RICAS EXPLICAÇÕES. AS CRIANÇAS PARTICIPARAM COM MUITAS PERGUNTAS. AMARAM PARTICIPAR DA PALESTRA E DO PROJETO.