Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

VIVENDO E SENTINDO AS EMOÇÕES E SENTIMENTOS DE SER CRIANÇA! Vejo que é importante trabalhar com as crianças os seus sentimentos e diferenças, cada um deles é único e possui características próprias, é tão bom ver nossos filhos felizes, a Sophia conta o que fez na escola e canta várias músicas, isso me deixa feliz.
Renata Felipini | responsável
Pergunta Exploratória

O que tem dentro desta caixa?

Expedição Investigativa

Dentro de uma caixa haverá fotos dos diferentes tipos de sentimentos e emoções e o creminho mágico para fazer carinho em mim e depois nos meus colegas.

Objetivos

 Despertar e incentivar o gosto pela leitura;
 Facilitar e promover o acesso aos diferentes tipos de leituras;
 Incentivar a criatividades, as emoções e sentimentos;
 Destacar características de quando estamos felizes, tristes etc;
 Explicar a importância do cuidar de si e do outro;
 Trabalhar com as emoções (feliz, triste, bravo...)
 Estimular os valores éticos e morais tais como: respeito, carinho, amor, amizade;
 Proporcionar ambienes diversos para as atividades.

Comunidade de Aprendizagem

Neste projeto estarão envolvidos todos os professores e funcionários da escola, bem como direção, coordenação, secretaria de Educação, e as famílias que também demonstrarão o interesse e o estímulo pela leitura, afinal as crianças precisam de incentivo e apoio, as famílias são como espelhos que refletem na vida das crianças, por isso a participação será de extrema importância, colaborando com o projeto e principalmente com a formação das crianças.

Articulação com o currículo

Linguagem: contação de histórias roda de conversas, expressão corporal e oral;
Matemática: quantidade;
Ciências humanas: valores, sentimentos, emoções e diferenças.
Rítmo
Psicomotricidade
Esquema corporal



ESTRATÉGIAS
 Deixar o ambiente prazeroso e aconchegante, proporcionando várias formas de leitura;
 Estimular a imaginação através das atividades propostas;
 Manusear livros livremente, ouvir sons;
 Trabalhar com objetos que demosntrem as emoções, como o dado das emoções e o boliche dos sentimentos.
 Confecções de cartões das emoções com fotos;
 Histórias;
 Maleta viajante das emoções;
 Confecções dos monstrinhos das emoções ( materiais recicláveis), para as crianças nomearem;
 Confecção dos potes que brilham dos sentimentos.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUATRO IRMÃOS

Diretor
Silvana Teresinha Dumerques de Oliveira

Turma
Educação Infantil: Berçário IA

Número de alunos
8

Educadores
Bruna Paliga

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Quatro Irmãos

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUATRO IRMAOS

Apoiadores
Sicredi e Smec.

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
Trabalhar com crianças pequenas sempre foi um grande desafio, no entanto, o resultado ;vem sendo satisfatório, mesmo verbalizando pequenas frases é possível perceber o quanto eles ficam felizes e gostam de atividades diferentes, as garraas sensoriais foram um sucesso, eles brincam e passam um bom tempo manipulando as mesmas, quanto as histórias eles amam, quando pego a cesta de livros eles já sentam em rodinha para ouvir, uma verdadeira fofura. Sinto a turma bem próxima e participativa o que torna o meu trabalho mais prazeroso e interessante.
Bruna Paliga | Professor(a)