Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

EXPLORANDO A LEITURA ATRAVÉS DA MÚSICA “Gosto muito de música e de fazer o instrumento com papai e mamãe, fizemos um violão com papelão e jornais.”
Heloisa Cervo | aluno(a)
Pergunta Exploratória

É bom cantar?

Expedição Investigativa

Na sala de aula, oficina de músicas já conhecidas pelas crianças com instrumentos musicais, incentivando a expressão corporal e o ritmo. O trabalho partiu da necessidade de envolver os alunos em atividades práticas, onde possam atuar diretamente na construção do conhecimento e desenvolver o gosto pela leitura de forma lúdica.

Objetivos

Vivenciar e curtir momentos de música, desenvolvendo a expressividade, interação, ritmo, socialização, conhecendo os instrumentos musicais e os diferentes sons que eles produzem, ampliando a percepção auditiva utilizando a música para facilitar a aprendizagem, além de estimular a interação social.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, funcionários da escola, músico convidado e família.

Articulação com o currículo

A música oferece inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a e mover-se com desenvoltura. A criança aos poucos vai formando sua identidade, se percebendo diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando se integrar. A partir do momento em que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos se tornam mais amplos e este contato vai envolver também o aumento de sua sensibilidade e fazê-la descobrir o mundo a sua volta de forma prazerosa. Sua interação e relações sociais serão marcados através deste contato e sua cidadania será trabalhada através dos conceitos que são passados através das músicas. A música pode envolver outras áreas de conhecimento, através do desenvolvimento da autoestima, com suas capacidades e limitações. A musicalização é uma ferramenta que ajuda a desenvolver o universo que conjuga expressão de sentimentos, suas ideias, valores culturais e auxilia a comunicação do indivíduo com o mundo exterior e seu universo interior.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUATRO IRMÃOS

Diretor
Silvana Dumerques Oliveira

Turma
Educação Infantil: Turma mista – Creche II

Número de alunos
13

Educadores
Gislaine Dias da Silva

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Quatro Irmãos

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUATRO IRMAOS

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“As atividades foram bem exploradas e aceitas pelos alunos, facilitando a interação do grupo e a melhor aprendizagem. O projeto possibilitou que a musicalização fosse melhor trabalhada, sendo que essa é uma área que a turma gosta bastante.”
Gislaine Dias da Silva | Professor(a)