EXPLORANDO A LEITURA ATRAVÉS DA MÚSICA
“ “Gosto muito de música e de fazer o instrumento com papai e mamãe, fizemos um violão com papelão e jornais.”
Heloisa Cervo | aluno(a)
Pergunta Exploratória
É bom cantar?
Expedição Investigativa
Na sala de aula, oficina de músicas já conhecidas pelas crianças com instrumentos musicais, incentivando a expressão corporal e o ritmo. O trabalho partiu da necessidade de envolver os alunos em atividades práticas, onde possam atuar diretamente na construção do conhecimento e desenvolver o gosto pela leitura de forma lúdica.
Objetivos
Vivenciar e curtir momentos de música, desenvolvendo a expressividade, interação, ritmo, socialização, conhecendo os instrumentos musicais e os diferentes sons que eles produzem, ampliando a percepção auditiva utilizando a música para facilitar a aprendizagem, além de estimular a interação social.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, funcionários da escola, músico convidado e família.
Articulação com o currículo
A música oferece inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a e mover-se com desenvoltura. A criança aos poucos vai formando sua identidade, se percebendo diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando se integrar. A partir do momento em que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos se tornam mais amplos e este contato vai envolver também o aumento de sua sensibilidade e fazê-la descobrir o mundo a sua volta de forma prazerosa. Sua interação e relações sociais serão marcados através deste contato e sua cidadania será trabalhada através dos conceitos que são passados através das músicas. A música pode envolver outras áreas de conhecimento, através do desenvolvimento da autoestima, com suas capacidades e limitações. A musicalização é uma ferramenta que ajuda a desenvolver o universo que conjuga expressão de sentimentos, suas ideias, valores culturais e auxilia a comunicação do indivíduo com o mundo exterior e seu universo interior.