Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

PEQUENOS LEITORES, GRANDES ESCRITORES EXPLORANDO A LEITURA ATRAVÉS DOS SENTIDOS No ambiente familiar viemos felizes observando as descobertas do Daniel, na hora do banho ele faz espumas com o sabonete e passa em seu corpo na banheira, depois ele cheira-se, querendo dizer que está perfumado, estas e outras vivências com certeza são proporcionadas pelas educadoras, no desenvolvimento do projeto do programa união faz a vida, também localiza as partes amplas de seu corpo, boca, ouvidos, pés, indicando com a mãozinha. Estamos felizes e realizados com as descobertas do Daniel.”
Luciane e Ederson Marchetto | responsável
Pergunta Exploratória

O que as crianças podem explorar através dos sentidos?

Expedição Investigativa

No pátio da escola: explorar diversas possibilidades de interação com a natureza através dos sentidos. Observar, ouvir, tocar, sentir. As crianças foram sensíveis a tudo e observaram um formigueiro que estava no meio da calçada da escola, o que deixou elas surpresas por verem a formiguinha e sua casa. Eles acharam folhas secas no chão, amassaram-as e sentiram a sensação provocada nas mãos e o som gerado. Tocaram a grama, britas, ouviram os passarinhos.

Objetivos

Vivenciar experiências de contato com a leitura que estimulem e favoreçam o desenvolvimento dos sentidos.
Oportunizar aos alunos momentos com materiais diversos que os incentive a criar e recriar. Desenvolver a criatividade e a imaginação.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, funcionários da escola e família.

Articulação com o currículo

Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação, explorando cores, texturas, formas.
Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas e músicas.
Identificar e criar diferentes sons.
Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos.
Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais.
Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUATRO IRMÃOS

Diretor
Silvana Dumerques Oliveira

Turma
Educação Infantil: Turma mista – Creche I e Creche II

Número de alunos
14

Educadores
Emanuele Kossman dos Santos

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Quatro Irmãos

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUATRO IRMAOS

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“É através de atividades lúdicas que despertam o interesse das crianças que este projeto trabalha a leitura e a exploração dos sentidos. É necessário despertar o hábito da leitura desde cedo, proporcionando momentos prazerosos para os estudantes. E também através da exploração dos sentidos possibilitar a descoberta do mundo através das sensações, despertando a curiosidade, autonomia e o conhecimento do seu corpo e suas limitações.”
Emanuele Kossman dos Santos | Professor(a)