PEQUENOS LEITORES, GRANDES ESCRITORES EXPLORANDO A LEITURA ATRAVÉS DOS SENTIDOS
“ No ambiente familiar viemos felizes observando as descobertas do Daniel, na hora do banho ele faz espumas com o sabonete e passa em seu corpo na banheira, depois ele cheira-se, querendo dizer que está perfumado, estas e outras vivências com certeza são proporcionadas pelas educadoras, no desenvolvimento do projeto do programa união faz a vida, também localiza as partes amplas de seu corpo, boca, ouvidos, pés, indicando com a mãozinha. Estamos felizes e realizados com as descobertas do Daniel.”
Luciane e Ederson Marchetto | responsável
Pergunta Exploratória
O que as crianças podem explorar através dos sentidos?
Expedição Investigativa
No pátio da escola: explorar diversas possibilidades de interação com a natureza através dos sentidos. Observar, ouvir, tocar, sentir. As crianças foram sensíveis a tudo e observaram um formigueiro que estava no meio da calçada da escola, o que deixou elas surpresas por verem a formiguinha e sua casa. Eles acharam folhas secas no chão, amassaram-as e sentiram a sensação provocada nas mãos e o som gerado. Tocaram a grama, britas, ouviram os passarinhos.
Objetivos
Vivenciar experiências de contato com a leitura que estimulem e favoreçam o desenvolvimento dos sentidos.
Oportunizar aos alunos momentos com materiais diversos que os incentive a criar e recriar. Desenvolver a criatividade e a imaginação.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, funcionários da escola e família.
Articulação com o currículo
Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação, explorando cores, texturas, formas.
Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas e músicas.
Identificar e criar diferentes sons.
Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos.
Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais.
Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).