MINHAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS E DESCOBERTAS COM O MUNDO DA ESCRITA
“ “Na instituição escolar, enquanto profissionais da educação, desenvolvemos propostas que buscam compreender os anseios e buscas para o desenvolvimento dos sujeitos educandos. Com este olhar o PUFV vem para somar a uma aprendizagem voltada para o sujeito educando e significativa. Com este aparato buscamos apoio na proposta da BNCC a Educação Infantil e estamos explorando os espaços do brincar, como ferramenta para o processo de aprendizagem..”
Professora: Luciane Marchetto | responsável
Pergunta Exploratória
Onde encontramos as letras e os números em nossas vivências?
Expedição Investigativa
Pelo município de Quatro Irmãos para observação de locais onde encontramos as letras e os números, como por exemplo, placas, anúncios, nomes de estabelecimentos, etc. Neste momento, explicar de forma breve às crianças para que utilizamos os mesmos. A expedição se estenderá até dois mercados do município bem como a agência da Sicredi, para que as crianças observem a grande quantidade de letras e números bem como a sua importância no nosso cotidiano.
Objetivos
Vivenciar experiências no mundo letrado, através de situações de aprendizagem significativas que culminem com as primeiras descobertas com o mundo da escrita.
Comunidade de Aprendizagem
Professoras da turma, os alunos, bem como, demais colaboradores: família, equipe diretiva e funcionários da escola.
Articulação com o currículo
- Respeito à diversidade social, etnica e cultural.
- Autonomia.
- Respeito a regras para convivência em grupo.
- Higiene e cuidados com o corpo.
- Esquema corporal.
- Psicomotricidade.
- Função social das letras.
- Função social dos números.
- Identificação e reconhecimento das letras e dos números.
- Oralidade.
- Expressão corporal.
- Coordenação motora fina e ampla.
- Vivenciar diferentes ritmos e sons.
- Produções artísticas (desenho, colagem, pintura, dobradura).
- Cuidado com o meio ambiente.
- Contos e episódios clássicos relacionados à Turma do Sítio.
- Relação entre escrita e fala.
- Gêneros textuais.
- Escrita espontânea.
- Desafios matemáticos.
- Contagem.
- Relacionar os números as suas respectivas quantidades.