MEIO AMBIENTE E RECICLAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
“ “Gostei muito de estudar sobre o Meio Ambiente, aprendemos como se deve cuidar da natureza. Não devemos cortar as árvores, nem jogar lixo nas ruas e nos rios, e também não podemos matar os animais.”
Maria Clara Dartora Freitas | aluno(a)
“ “Trabalhar o Meio Ambiente com as crianças é sem dúvida muito importante para que as mesmas percebam a importância da natureza na vida dos seres vivos, bem como na preservação do planeta como um todo. Acho importante acrescentar ainda que é nessa faixa etária que se semeiam valores que servirão para vida toda, assim como o amor e respeito pelos animais, compreendendo, sobretudo sobre a questão do lixo, polêmica, porém, necessária para o futuro da humanidade.”
Giovana Pegoraro | responsável
Pergunta Exploratória
O que é a Natureza?
Expedição Investigativa
Expedição: observar a natureza (formas, cores, cheiros, sons...) e se a natureza está sendo bem cuidada ou não. Retornando para a escola, os alunos irão socializar, refletir e registrar.
Objetivos
Sensibilizar-se sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros, estimulando assim o interesse pela natureza, e também enfatizar a problemática do lixo e a solução oferecida pela reciclagem.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais, funcionários da escola e comunidade.
Articulação com o currículo
- Linguagem oral e escrita;
- Percepção visual e auditiva;
- Preservação do Meio Ambiente;
- Formas geométricas;
- Dengue;
- Reciclagem;
- Animais;
- Cores e formas;
- Equilíbrio;
- Socialização;
- Ritmo;
- Memória;
- Alfabeto;
- Numerais.
ESTRATÉGIAS
- Elaboração de cartaz com rótulos e embalagens (alfabeto de rótulos);
- Histórias, músicas, filmes;
- Jogo da memória, quebra – cabeça;
- Mural ecológico (com frases sobre o Meio Ambiente, figuras);
- Criação de placas para preservação do ambiente escolar;
- Contagem de materiais da natureza (pedras, gravetos, folhas);
- Confecção de brinquedos com materiais recicláveis com os pais;
- Criação de instrumentos para montar uma bandinha com sucatas;
- Confecção de máscaras de animais;
- Dobraduras de animais;
- Desenho livre;
- Música da minhoca, cinco patinhos, Planeta Azul e outras cantigas de roda;
- Sons dos animais (mímicas);
- Leitura e escrita dos numerais de 0 a 10;
- Reconhecimento de cores e formas;
- Confecção de livrinho.