Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

MEIO AMBIENTE E RECICLAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL “Gostei muito de estudar sobre o Meio Ambiente, aprendemos como se deve cuidar da natureza. Não devemos cortar as árvores, nem jogar lixo nas ruas e nos rios, e também não podemos matar os animais.”
Maria Clara Dartora Freitas | aluno(a)
“Trabalhar o Meio Ambiente com as crianças é sem dúvida muito importante para que as mesmas percebam a importância da natureza na vida dos seres vivos, bem como na preservação do planeta como um todo. Acho importante acrescentar ainda que é nessa faixa etária que se semeiam valores que servirão para vida toda, assim como o amor e respeito pelos animais, compreendendo, sobretudo sobre a questão do lixo, polêmica, porém, necessária para o futuro da humanidade.”
Giovana Pegoraro | responsável
Pergunta Exploratória

O que é a Natureza?

Expedição Investigativa

Expedição: observar a natureza (formas, cores, cheiros, sons...) e se a natureza está sendo bem cuidada ou não. Retornando para a escola, os alunos irão socializar, refletir e registrar.

Objetivos

Sensibilizar-se sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros, estimulando assim o interesse pela natureza, e também enfatizar a problemática do lixo e a solução oferecida pela reciclagem.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais, funcionários da escola e comunidade.

Articulação com o currículo

- Linguagem oral e escrita;
- Percepção visual e auditiva;
- Preservação do Meio Ambiente;
- Formas geométricas;
- Dengue;
- Reciclagem;
- Animais;
- Cores e formas;
- Equilíbrio;
- Socialização;
- Ritmo;
- Memória;
- Alfabeto;
- Numerais.
ESTRATÉGIAS
- Elaboração de cartaz com rótulos e embalagens (alfabeto de rótulos);
- Histórias, músicas, filmes;
- Jogo da memória, quebra – cabeça;
- Mural ecológico (com frases sobre o Meio Ambiente, figuras);
- Criação de placas para preservação do ambiente escolar;
- Contagem de materiais da natureza (pedras, gravetos, folhas);
- Confecção de brinquedos com materiais recicláveis com os pais;
- Criação de instrumentos para montar uma bandinha com sucatas;
- Confecção de máscaras de animais;
- Dobraduras de animais;
- Desenho livre;
- Música da minhoca, cinco patinhos, Planeta Azul e outras cantigas de roda;
- Sons dos animais (mímicas);
- Leitura e escrita dos numerais de 0 a 10;
- Reconhecimento de cores e formas;
- Confecção de livrinho.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ARCO - ÍRIS

Diretor
Andréia Paula Sirtoli Sommer

Turma
Educação Infantil: PRÉ B

Número de alunos
16

Educadores
Vanessa Aparecida De Gregori

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Jacutinga

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JACUTINGA

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Como educadores, devemos contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valorização ética, social, econômica e ambiental, além de pensar numa escola que promova esse aprendizado, percebendo a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental. Esse projeto busca desenvolver uma cultura de sustentabilidade.”
Vanessa Aparecida De Gregori | Professor(a)