CONTE-ME SEU APELIDO!
“ “Na minha opinião eu achei um projeto interessante, pois nunca ninguém pensou algo do tipo e além de conhecer melhor as pessoas e o significado dos seus apelidos a gente compreende melhor o porquê do tal apelido em tal pessoa.”
Marcello Nogueira | aluno(a)
“ “Na minha opinião, praticamente todas as pessoas já receberam pelo menos uma vez na vida algum tipo de apelido, esses podem ter origem na família, no trabalho ou no espaço que convive no dia a dia. Acho ótimo este trabalho por vários motivos, mas principalmente pelo respeito que deveremos ter com as pessoas e acho que isso ficará evidente.”
Ivete Nogueira | responsável
Pergunta Exploratória
Qual a importância do apelido na vida dos munícipes de Quatro Irmãos?
Expedição Investigativa
Estudo do mapa das ruas, identificando os moradores do perímetro urbano, quais os moradores de cada quadra e que possuem apelidos, uma vez que a cidade é pequena tornou-se possível identificar onde moram as pessoas que serão entrevistadas para o projeto.
Objetivos
• conhecer as pessoas e seus apelidos;
• descobrir a razão do apelido e sua relação de significado com a pessoa;
• saber se a pessoa se sente bem com o apelido;
• compreender que importância do apelido na vida da pessoa;
• levar ao conhecimento da população a coletânea de apelidos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do 7° ano, professores, a direção da escola, as famílias dos alunos, moradores do perímetro urbano, palestrantes, colaboradores, …
Articulação com o currículo
Língua portuguesa- Substantivos( classificação e flexões), sinonímia, adjetivos, pronomes, pontuação; na produção textual- construção frasal, elementos coesivos, linguagem formal e informal, entrevista e minicontos.
Geografia- estudo e compreensão dos mapas do município;
História- a história do município sob o ângulo de conhecimento de cada morador entrevistado. Matemática- tabulação de dados e organização em gráficos.
ESTRATÉGIAS
Mapear as ruas de pesquisa para cada equipe; contatar o dono da casa a ser visitada explicando-lhe as razões do trabalho; aplicar questionário para coleta de dados; tabular os dados em forma de gráficos; produzir os textos referentes às histórias do apelido contadas pela pessoa; digitar os textos na sala de informática; editar em forma de livro ( pelos alunos)por ordem alfabética os apelidos coletados acompanhados de suas histórias