VALORES E CONVIVÊNCIA
“ “Devemos usar as palavrinhas mágicas, por favor, obrigada, desculpa.
Não bater, morder, brigar, tem que ser amigo.”
Eduarda Marchetto | aluno(a)
“ “Todos os valores como o respeito, a responsabilidade, a paciência, a dignidade, entre outros, são importantes para a convivência com as demais pessoas. É necessário que os pais repassem esses valores a seus filhos da melhor forma possível. Juntamente com a escola podemos fazer com que esses valores possam ser trabalhados e colocados em prática. Quem não se alegra em ver seu filho cumprimentando as pessoas, agradecendo por algo que ele fez, ou mesmo ajudando quem necessita.”
Juliana Gasparetto Bianchi | responsável
Pergunta Exploratória
Como brinco com meus colegas?
Expedição Investigativa
Em sala de aula, através de observações das crianças durante algumas atividades e brincadeiras em forma de circuito, onde identifiquei que várias crianças tem dificuldade de respeitar valores e convivência com outros colegas.
Objetivos
• Vinvenciar dinâmicas que possibilite valorizar e participar de brincadeiras, demonstrando atitudes de valor.
• Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
• Aprender a conviver com o outro.
Comunidade de Aprendizagem
A escola é um lugar de aprendizagem e não trabalhamos de forma isolada, mas sim com o apoio de professores, direção, funcionários e a familia.
Acredito que com com essa parceria enquanto escola e familia facilita o processo ensino aprendizagem e também o desenvolvimento e resgaste de valores.
Articulação com o currículo
Participar de diferentes brincadeiras, desenvolver várias atividades, proporcionando momentos de preazer e aprendizagem.
Brincar com diferentes materiais e jogos pedagógicos, proporcionando a divisão e o convivio entre as crinaças.
Jogos, brincadeiras e dinâmicas que estimulem a amizade, cooperação, respeito..
Leitura de fabulas e histórias envolvendo valores.
Regras, limites, escuta e espera.
Roda de conversa
Video que aborda a amizade, respeito, honestidade..
Trabalho em grupos, duplas e individual.
ESTRATÉGIAS
Músicas
Recorte e colagem
Brincadeiras e jogos diversos
Coordenação motora
Expressão oral
Palavras mágicas
Higiene pessoal
Confecção de cartaz
Roda de conversa
Filmes
Dinâmicas, dramatizações, histórias.
Registro através de desenhos, pintura, colagem