Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

AS CRIANÇAS E AS LINGUAGENS: DIFERENTES ESPAÇOS E MATERIAIS
Pergunta Exploratória

De que forma as crianças podem aprender diferentes linguagens, explorando espaços e materiais?

Expedição Investigativa

Tendo em vista que esta parte do projeto é de fundamental importância para despertarmos a curiosidade das crianças, além de promover o planejamento do professor que a partir daqui poderá ter um norte.
Conhecer um novo espaço fora da escola, onde há diferentes brinquedos, outras paisagens, e um ótimo perfil para elencar este projeto. Neste caso será na escola ao lado, EMEF Dr Darvile Dal’Óglio.

Objetivos

Propiciar situações de aprendizagem que envolvam desafios e oportunidades nos espaços da escola, estimulando a manipulação, a construção e a aprendizagem de modo que as descobertas possibilitem a vivência de diferentes linguagens.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos da Creche IV da escola Arco Íris, pais, professores, monitores e comunidade em geral. EMEF Dr Darvile Dal’Óglio.

Articulação com o currículo

Linguagens:
-Oral: exploração de histórias, diálogos, exposições, leitura e oralidade;
-Espaço-temporal: organização da sala, calendário, rotina;
-Plástico-visual: desenho, pintura com e em diversos materiais, recorte e colagem, modelagem;
-Gestual-corporal: exploração de diferentes movimentos, participar das brincadeiras, relaxamento, motricidade, percepção e interação;
-Jogo simbólico, dos jogos regrados, e brincadeiras em geral (brincadeiras e jogos, imaginação, criatividade);
-Visual e verbal: vídeos, histórias infantis;
-Lógico-matemática: observação e manipulação, classificação e seriação, noção de quantidade, comparação, ordenação;
Natureza: exploração do ambiente, utilização dos espaços, distinção do noite e dia, chuva e sol;
-Alimentação e higiene: cuidado e higiene com o corpo, com os materiais e com o ambiente;
-Escrita: rabiscos, diferenciação de letras, números e desenhos, contato com materiais que possuem escrita;
Sonora musical: músicas cantadas e ouvidas.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ARCO ÍRIS

Diretor
Andreia Paula Sirtoli Sommer

Turma
Educação Infantil: Creche IV

Número de alunos
17

Educadores
Jaqueline Trentin Agostini

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Jacutinga

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JACUTINGA

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Sabemos que a seleção e articulação dos conteúdos são fortemente influenciadas pelas escolhas e concepções do professor, mediando as aprendizagens dos alunos. É necessário o planejamento, onde alunos sejam vistos como sujeitos ativos, que possuem potencialidades múltiplas, das quais devem ser percebidas quanto à organização de projetos, respeitando a autonomia das crianças, e considerar que os projetos podem sofrer alterações de acordo com o andamento das situações que forem acontecendo”.
Jaqueline Trentin Agostini | Professor(a)