AS CRIANÇAS E AS LINGUAGENS: DIFERENTES ESPAÇOS E MATERIAIS
Pergunta Exploratória
De que forma as crianças podem aprender diferentes linguagens, explorando espaços e materiais?
Expedição Investigativa
Tendo em vista que esta parte do projeto é de fundamental importância para despertarmos a curiosidade das crianças, além de promover o planejamento do professor que a partir daqui poderá ter um norte.
Conhecer um novo espaço fora da escola, onde há diferentes brinquedos, outras paisagens, e um ótimo perfil para elencar este projeto. Neste caso será na escola ao lado, EMEF Dr Darvile Dal’Óglio.
Objetivos
Propiciar situações de aprendizagem que envolvam desafios e oportunidades nos espaços da escola, estimulando a manipulação, a construção e a aprendizagem de modo que as descobertas possibilitem a vivência de diferentes linguagens.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos da Creche IV da escola Arco Íris, pais, professores, monitores e comunidade em geral. EMEF Dr Darvile Dal’Óglio.
Articulação com o currículo
Linguagens:
-Oral: exploração de histórias, diálogos, exposições, leitura e oralidade;
-Espaço-temporal: organização da sala, calendário, rotina;
-Plástico-visual: desenho, pintura com e em diversos materiais, recorte e colagem, modelagem;
-Gestual-corporal: exploração de diferentes movimentos, participar das brincadeiras, relaxamento, motricidade, percepção e interação;
-Jogo simbólico, dos jogos regrados, e brincadeiras em geral (brincadeiras e jogos, imaginação, criatividade);
-Visual e verbal: vídeos, histórias infantis;
-Lógico-matemática: observação e manipulação, classificação e seriação, noção de quantidade, comparação, ordenação;
Natureza: exploração do ambiente, utilização dos espaços, distinção do noite e dia, chuva e sol;
-Alimentação e higiene: cuidado e higiene com o corpo, com os materiais e com o ambiente;
-Escrita: rabiscos, diferenciação de letras, números e desenhos, contato com materiais que possuem escrita;
Sonora musical: músicas cantadas e ouvidas.