CORPO, ARTE E MOVIMENTO: O SER CRIANÇA
“ “Me sinto muito feliz por ter minhas filhas na escola onde trabalho, apoio os projetos realizados na escola, admiro todos os profissionais da escola. As crianças adoram coisas diferentes, amam ir brincar ao ar livre, e quando são estimulados e desafiados se sentem importantes. Os projetos são de grande importância para os professores e com certeza para as crianças também.”
Suelen Menegaz | responsável
Pergunta Exploratória
É bom brincar?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa se deu na sala de aula e na sala de vídeo onde as crianças puderam se expressar ao som de várias musiquinhas infantis, brincadeiras e manuseio de diversos materiais como: tinta, papéis coloridos, tecidos, lápis, giz de cera e outros.
Objetivos
Participar de brincadeiras cooperativas, descobrindo o seu corpo e seus limites, através da arte e das diversas maneiras de brincar e dançar.
Comunidade de Aprendizagem
• Participação da turma creche III.
• Participação da professora e monitora;
• Participação da família na construção de brinquedos.
Articulação com o currículo
Ritmo. Equilibrio. Criatividade. Expressão corporal. Movimentos. Psicomotricidade. Sentidos. Lateralidade. Atençao e coordenacao motora.
ESTRATÉGIAS (listagem de atividades a serem realizadas)
• Atividades com grafismo, colagem e pintura;
• Circuitos de psicomotricidade;
• Atividades com bambolês;
• Caixa das sensações;
• Exercícios para desenvolver a lateralidade (andar em linha reta, curva, zigue-zague, andar em pistas delimitadass com fitas, etc);
• Desenho espontâneo com giz escolar;
• Reconhecer e nomear as partes do corpo;
• Executar movimentos de dobrar e desdobrar, enrolar e desenrolar, (jornal, sulfite, folhas diversas);
• Deslocar-se transportando e conduzindo materiais diversos;
• Arremessar objetos em alvos fixos;
• Registros.