Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

CORPO, ARTE E MOVIMENTO: O SER CRIANÇA “Me sinto muito feliz por ter minhas filhas na escola onde trabalho, apoio os projetos realizados na escola, admiro todos os profissionais da escola. As crianças adoram coisas diferentes, amam ir brincar ao ar livre, e quando são estimulados e desafiados se sentem importantes. Os projetos são de grande importância para os professores e com certeza para as crianças também.”
Suelen Menegaz | responsável
Pergunta Exploratória

É bom brincar?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa se deu na sala de aula e na sala de vídeo onde as crianças puderam se expressar ao som de várias musiquinhas infantis, brincadeiras e manuseio de diversos materiais como: tinta, papéis coloridos, tecidos, lápis, giz de cera e outros.

Objetivos

Participar de brincadeiras cooperativas, descobrindo o seu corpo e seus limites, através da arte e das diversas maneiras de brincar e dançar.

Comunidade de Aprendizagem

• Participação da turma creche III.
• Participação da professora e monitora;
• Participação da família na construção de brinquedos.

Articulação com o currículo

Ritmo. Equilibrio. Criatividade. Expressão corporal. Movimentos. Psicomotricidade. Sentidos. Lateralidade. Atençao e coordenacao motora.

ESTRATÉGIAS (listagem de atividades a serem realizadas)
• Atividades com grafismo, colagem e pintura;
• Circuitos de psicomotricidade;
• Atividades com bambolês;
• Caixa das sensações;
• Exercícios para desenvolver a lateralidade (andar em linha reta, curva, zigue-zague, andar em pistas delimitadass com fitas, etc);
• Desenho espontâneo com giz escolar;
• Reconhecer e nomear as partes do corpo;
• Executar movimentos de dobrar e desdobrar, enrolar e desenrolar, (jornal, sulfite, folhas diversas);
• Deslocar-se transportando e conduzindo materiais diversos;
• Arremessar objetos em alvos fixos;
• Registros.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ARCO-ÍRIS

Diretor
Andréia Paula Sirtoli Sommer e Cleunice Bordin (vice-direção)

Turma
Educação Infantil: Creche III

Número de alunos
10

Educadores
Sirlei Fátima Pedott

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Jacutinga

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JACUTINGA

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“No desenvolvimento deste projeto, corpo, arte e movimento: o ser criança, foi possível observar o quanto as crianças são espontâneas, ativas e criativas. Trabalhar neste projeto foi muito bom e interessante. Foi uma experiência muito válida e boa, porque nessa idade as crianças tem muita curiosidade, interesse e querem descobrir coisas novas e diferentes. O professor é um mediador, tornando as crianças mais críticas, mais capazes, mais curiosas que buscam encontrar e solucionar os desafios.”
Sirlei Fátima Pedott | Professor(a)