Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

EU E O MUNDO DAS LETRAS E NÚMEROS “Foi muito legal. O que eu mais gostei foi do “Papa letras” e de aprender a ler. E do ditado da bola porque acertei tudo.”
Maitê Franceschi | aluno(a)
“O projeto vem ao encontro das curiosidades das crianças. Nós, pais somos indagados por inúmeras perguntas que se referem ao mundo letrado. Portanto, percebe-se o interesse das crianças pelas atividades que estão sendo desenvolvidas e a alegria e satisfação na aprendizagem e na leitura, quando juntam as letras, leem as palavras e identificam os números. Como mãe estou muito feliz com o aprendizado da minha filha e sua motivação para aprender a ler e escrever.”
Carla Lazzaretti Franceschi | responsável
Pergunta Exploratória

Como as letras e os números estão presentes no meu cotidiano?

Expedição Investigativa

Expedição pelos ambientes e arredores da escola onde foi observado como os números e as letras se apresentam no caminho, observando placas, cartazes. Após foram realizados questionamentos como: Qual seu nome? Sua idade? Nome de sua escola? Nome e número da sua rua? Desta forma, será apresentado como as letras e números estão presentes na nossa vida e como são importantes, interessante e divertido conhecer o mundo das letras e números.

Objetivos

Vivenciar, através de situações desafiadoras, atividades práticas de leitura e escrita que contribuem na compreensão do sistema alfabético e numérico no seu dia a dia.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar, os alunos, professores, funcionários, direção, pais.

Articulação com o currículo

• Língua Portuguesa: histórias relacionadas as letras a serem aprendidas, atividades visuais, discriminação visual, cópias e traçado de letras, sons individuais.
• Matemática: jogos que envolvam números, contagens de letras dos nomes, dos objetos e das palavras, gráfico de quantidade dos alunos,
• Arte: recorte de palavras, figuras, desenhos, fantoches, colagens.
• Ciências sociais e humanas: Nomes próprio e dos colegas, família, ambiente escolar, comunidade.

ESTRATÉGIAS
• Alfabeto móvel;
• Textos e histórias;
• Fantoche: Corujinha Juju;
• Papa letras;
• Músicas;
• Jogos;
• Livro didático;
• Registros significativos.
.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. DARVILE DALL´ OGLIO

Diretor
Patrícia Nazari

Turma
1º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
21

Educadores
Cátia Marilia Girelli

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Jacutinga

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JACUTINGA

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“O intuito é tornar a aprendizagem um momento lúdico, prazeroso e de alegria, fazendo com que se interessem e queiram saber sempre mais, percebam o quanto estão inseridos neste mundo de letras e números e que não é somente na escola que podem aprender, mas em todos os lugares, em casa, na comunidade, enfim que compreendam a importância das letras e números para suas vidas. É muito satisfatória a realização deste projeto, pois é possível acompanhar a alegria e entusiasmo das descobertas.”
Cátia Marilia Girelli | Professor(a)